Mercados

Bolsas da Ásia caem com NY e à espera de Bernanke

Tóquio - As principais Bolsas da Ásia fecharam no campo negativo. A queda em Wall Street influenciou o sentimento dos investidores, que ficaram ainda na expectativa pelo discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Ben Bernanke, marcado para as 11h. Este foi o caso na Bolsa de Hong Kong, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de agosto de 2011 às 07h49.

Tóquio - As principais Bolsas da Ásia fecharam no campo negativo. A queda em Wall Street influenciou o sentimento dos investidores, que ficaram ainda na expectativa pelo discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Ben Bernanke, marcado para as 11h.

Este foi o caso na Bolsa de Hong Kong, que apresentou pregão instável, na expectativa das medidas que o Fed irá adotar para estimular a economia norte-americana. O índice Hang Seng caiu 169,60 pontos, ou 0,86%, e encerrou aos 19.582,88 pontos - na semana, contudo, o índice acumulou alta de 0,9%.

Na China, as Bolsas estiveram estáveis, com os investidores andando de lado após os fortes ganhos da véspera. O índice Xangai Composto caiu apenas 0,1% e terminou aos 2.612,19 pontos - na semana, o índice teve perda de 1,1%. Já o índice Shenzhen Composto ganhou 0,3% e encerrou aos 1.169,95 pontos.

O iuane se valorizou em relação ao dólar, com a demanda de fim de mês dos exportadores pela moeda chinesa, movimento que ofuscou a elevação da taxa de paridade central dólar-iuane (de 6,3936 iuanes para 6,3950 iuanes). No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,3879 iuanes, de 6,3900 iuanes ontem.

A Bolsa de Taipé, em Taiwan, fechou em alta, com comércio irregular e em volume moderado. O índice Taiwan Weighted avançou 0,46% e terminou aos 7.445,10 pontos.

Já na Coreia do Sul, a Bolsa de Seul fechou em alta, com a recuperação nas ações de peso pesados. O índice Kospi avançou 0,81% e encerrou aos 1.778,95 pontos.

Na Austrália, a Bolsa de Sydney fechou em baixa, em sessão marcada também pela expectativa pelo discurso de Bernanke. O índice S&P/ASX 200 recuou 0,30% e terminou aos 4.200,00 pontos.

A Bolsa de Manila, nas Filipinas, encerrou em baixa. O índice PSE retrocedeu 0,86% e fechou aos 4.305,56 pontos.

A Bolsa de Cingapura teve baixa, com o otimismo dos investidores interrompido na expectativa da fala de Bernanke. O índice Straits Times declinou 0,6% e fechou aos 2.748,18 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, recuou 0,1% e fechou aos 3.841,73 pontos, pressionado pelas baixas nas demais bolsas asiáticas, expectativas quanto ao discurso do presidente do Fed e pelo longo feriado na próxima semana.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, subiu 1,2% e fechou aos 1.037,22 pontos, com os investidores aproveitando as ações baratas devido às quedas nas últimas seis sessões.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, perdeu 1,4% e fechou aos 1.444,81 pontos, com realizações de lucros devido à próxima semana curta de negociações, além do peso das apreensões com a fala de Bernanke mais tarde. As informações são da Dow Jones.

Mais de Mercados

Pressão sobre grande investidor pode estar por trás da queda do petróleo, diz Gavekal

Possibilidade de novo acordo traz alívio e Azul sobe 18% na bolsa

Ibovespa fecha em alta com ajuda de Vale e de olho em corte de juros nos EUA; dólar cai

Ajuste de apostas para maior corte pelo Fed, eleições dos EUA e IBC-Br: o que move o mercado