Mercados

Bolsas asiáticas fecham em elevação; Hong Kong avança 2%

A resistência da atividade industrial na China, os sinais de estabilização na Europa e a recuperação em curso nos EUA estimularam as compras de ações de commodities

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de fevereiro de 2012 às 07h18.

Tóquio - Os mercados da Ásia fecharam em alta acentuada nesta quinta-feira. A resistência da atividade industrial na China, os sinais de estabilização na Europa e a recuperação em curso nos EUA estimularam as compras de ações ligadas a commodities e ao setor financeiro.

Este foi o exemplo na Bolsa de Hong Kong. O Hang Seng subiu 2% e encerrou aos 20.739,45 pontos.

As bolsas da China tiveram forte recuperação. Destaque para as ações do setor financeiro, devido às avaliações atraentes, os papéis agrícolas, por conta da esperança de mais políticas de apoio por parte de Pequim. O Xangai Composto ganhou 2% e terminou aos 2.312,56 pontos. O Shenzhen Composto subiu 1,9%, aos 865,72 pontos.

Em Taiwan, a Bolsa de Taipé fechou em alta pela quarta sessão consecutiva. Investidores domésticos e estrangeiros se concentraram em ativos mais arriscados, na expectativa da recuperação da produção global. O índice Taiwan Weighted avançou 1,37%, aos 7.652,46 pontos.

A Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, encerrou o dia em alta. O índice Kospi subiu 1,28%, aos 1.984,30 pontos, com liquidez abundante em razão da compra de investidores estrangeiros.

Na Austrália, as ações das mineradoras lideraram a recuperação da Bolsa de Sydney, estimuladas pelos indicadores positivos da atividade industrial na China, Europa e EUA. O índice S&P/ASX 200 subiu 1%, aos 4.267,80 pontos. Também pesou positivamente no índice a notícia de que as mineradoras suíças Glencore e Xstrata estão em processo iminente de fusão.

A Bolsa de Manila, nas Filipinas, fechou no campo positivo, com presença de fundos estrangeiros. O PSEi disparou 2,3%, aos 4.822,08 pontos, em novo recorde histórico de pontuação - no ano, o índice já acumula ganhos de 10,3%.

Na Malásia, o índice KLCI, composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, avançou 1% e terminou aos 1.537,09 pontos.

Na contramão da tendência, a Bolsa de Cingapura encerrou novamente estável. O Straits Times Index (STI) caiu apenas 0,1% e terminou aos 2.901,04 pontos.

Na Indonésia, o índice composto da Bolsa de Jacarta adicionou 1,3%, aos 4.016,902 pontos.

A Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, estendeu os ganhos. O índice SET subiu 0,76%, para 1.094,61 pontos.

Mais de Mercados

Produção industrial nos EUA e desoneração da folha de pagamento no Brasil: o que move o mercado

CEO do Mercado Livre vende R$ 1 bilhão em ações após alta recorde

Dotz (DOTZ3) diminui prejuízo e registra segundo Ebitda positivo desde o IPO

Lucro da Stone cresce 54% com aumento de volume processado e market share

Mais na Exame