Mercados

Bolsa de Tóquio tem ligeira queda de 0,04%

O Índice Nikkei perdeu apenas 3,30 pontos e terminou aos 9.003,48 pontos, após subir 1,5% no pregão de sexta-feira

Índice Nikkei, da bolsa de valores de Tóquio, no Japão (Getty Images)

Índice Nikkei, da bolsa de valores de Tóquio, no Japão (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de julho de 2012 às 06h30.

Tóquio - A Bolsa de Tóquio fechou em ligeira queda nesta segunda-feira. Um precoce rali de cobertura de vendas a descoberto e a valorização do euro convidaram à realização de lucros em ações de exportadoras de peso, como Toyota Motor e Fanuc. Isso acabou ofuscando o forte desempenho em papéis ligados a commodities, como Mitsui e Inpex.

O Nikkei perdeu apenas 3,30 pontos, ou 0,04%, e terminou aos 9.003,48 pontos, após subir 1,5% na sessão de sexta-feira, quando teve o melhor fechamento em sete semanas. O volume de negociações teve recuo para 1,5 bilhão de ações, em parte devido ao feriado em Hong Kong e à proximidade do feriado de 4 de julho nos Estados Unidos.

Na abertura do pregão, os principais índices subiram graças ao forte desempenho das bolsas europeias e norte-americanas na sexta-feira, no embalo do plano da União Europeia para resgatar os bancos da região, que pressionaram a alta do euro sobre o iene.

"Uma corrida para cobrir posições vendidas foi vista na primeira parte da sessão, mas se isso chamou ou não novos fundos para o mercado é algo para ser visto", disse Nicholas Smith, estrategista de ações da CLSA. As informações são da Dow Jones.

Mais de Mercados

Vibra paga R$ 3,52 bi e antecipa compra dos 50% restantes da Comerc

Ata do Fed aponta para início de cortes em setembro

Selic vai subir? Por que o mercado aposta em um novo ciclo de alta de juros

Preço do aço cai 20% na China e preocupa investidores. O que está por trás da queda?

Mais na Exame