Mercados

Bolsa de Tóquio sobe 0,7% com desvalorização do iene

Durante o pregão, o dólar subiu para uma alta de 11 meses em relação à moeda japonesa

Índice Nikkei, da bolsa de valores de Tóquio, no Japão (Getty Images)

Índice Nikkei, da bolsa de valores de Tóquio, no Japão (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de março de 2012 às 07h18.

Tóquio - A Bolsa de Tóquio estendeu os ganhos nesta quinta-feira, atingindo, no intervalo do pregão, a maior pontuação em mais de oito meses. Honda Motor, Canon e outras empresas exportadoras se beneficiaram do constante enfraquecimento do iene.

O Nikkei ganhou 72,76 pontos, ou 0,7%, e terminou aos 10.123,28 pontos, após alta de 1,5% na sessão de quarta-feira. Durante o período, o índice chegou a atingir o melhor nível desde 8 de julho. O volume de negociações foi robusto, em linha com os pregões anteriores, e totalizou 2,41 bilhões de ações.

Os principais índices mostraram poucos sinais de ceder à realização de lucros, apesar da alta acentuada do Nikkei na quarta-feira e da superação da marca psicológica dos 10 mil pontos. As ações subiram desde o início e permaneceram bem acima do ponto de equilíbrio durante a sessão.

"Há uma tendência de melhora na economia dos EUA, enquanto as expectativas são de crescimento, com uma recuperação em forma de V, para as empresas japonesas, por conta da desvalorização do iene", disse Hiroichi Nishi, gerente geral da divisão de ações da SMBC Nikko Securities. "O mercado está levando em conta a perspectiva mais otimista."

Durante o pregão, o dólar subiu para uma alta de 11 meses em relação ao iene. O euro também se valorizou sobre a moeda japonesa. A mudança do dólar para o patamar de 85 ienes pode empurrar o Nikkei para acima de 10.200 pontos, perto de seu nível quando ocorreram o terremoto e o tsunami de 11 de março de 2011, afirmou Hiroyuki Fukunaga, CEO da Investrust.

Mais de Mercados

Dólar bate R$ 5,72 com repercussão de Copom e Oriente Médio

BTG retira Petrobras (PETR4) da carteira para agosto, mas ainda se mantém no setor de petróleo

Ibovespa opera em alta com investidores avaliando as decisões do Fed e Copom; dólar sobe a R$ 5,69

Meta anima investidores com vendas acima da expectativa

Mais na Exame