Mercados

Bolsa de Tóquio fecha estável; volume é o pior do ano

O índice Nikkei caiu apenas 6,29 pontos, ou 0,01%, e terminou aos 8.885,15 pontos. O volume de negociações totalizou 1,1 bilhão de ações, o menor do ano

Índice Nikkei, da bolsa de valores de Tóquio, no Japão (Getty Images)

Índice Nikkei, da bolsa de valores de Tóquio, no Japão (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de agosto de 2012 às 06h16.

Tóquio - A Bolsa de Tóquio fechou praticamente estável nesta segunda-feira, devido ao fraco volume de negociações e à ausência de pistas comerciais fortes. Os movimentos de M&A (fusões e aquisições) relacionados a seguradoras, tais como Dai-Ichi Life, não afetaram o mercado.

O Nikkei caiu apenas 6,29 pontos, ou 0,01%, e terminou aos 8.885,15 pontos, após queda de 1% na sessão de sexta-feira. O volume de negociações totalizou 1,1 bilhão de ações, o menor do ano, à medida que muitos participantes do mercado estiveram ausentes devido à temporada anual de viagens de férias Obon.

A ausência dos players, combinada com um PIB japonês do segundo trimestre menor do que o esperado, divulgado pouco antes da abertura do mercado, definiram um tom suave para o dia. Além disso, com a temporada de balanços praticamente encerrada, os fundamentos corporativos devem se tornar um bom presságio para o mercado, avaliou Hiroyuki Fukunaga, CEO da Investrust.

"Se o Fed (banco central dos EUA) flexibilizar agressivamente a sua política de novo, o dólar poderá se firmar em relação ao iene, permitindo uma maior normalização dos preços das ações que se dirigem para o segundo semestre fiscal", disse Fukunaga. As informações são da Dow Jones.

Mais de Mercados

Dólar para baixo e PIB para cima: por que o Itaú está mais otimista com a economia brasileira

Maior que a Petrobras, Mercado Livre bate novo recorde em valor de mercado

Weg compra fabricante de motores elétricos na Turquia por US$ 88 milhões

BCE corta taxa de juros em 0,25 p.p. e revisa projeção de crescimento da Europa para baixo