Exame Logo

Ásia: bolsas caem diante da alta do petróleo

Por Hélio Barboza e Roberto Carlos dos Santos Tóquio - As bolsas asiáticas fecharam em queda, diante da preocupação de que a turbulência política no norte da África e no Oriente Médio e a consequente elevação dos preços do petróleo afetem o crescimento econômico mundial. Em Hong Kong, o índice Hang Seng perdeu 1,49% e […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 2 de março de 2011 às 06h54.

Por Hélio Barboza e Roberto Carlos dos Santos

Tóquio - As bolsas asiáticas fecharam em queda, diante da preocupação de que a turbulência política no norte da África e no Oriente Médio e a consequente elevação dos preços do petróleo afetem o crescimento econômico mundial.

Veja também

Em Hong Kong, o índice Hang Seng perdeu 1,49% e fechou aos 23.048,66 pontos.

A queda generalizada das bolsas asiáticas provocou realizações de lucros nos mercados da China. O índice Xangai Composto baixou 0,2% e terminou aos 2.913,81 pontos. O índice Shenzhen Composto recuou 0,5% e encerrou aos 1.292,99 pontos.

O yuan teve leve baixa diante do dólar, em meio à cautela que prevaleceu antes da sessão anual de dois dias do Congresso Nacional do Povo, que começa no sábado. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,5727 yuans, acima dos 6,5703 yuans do fechamento de terça-feira. O banco central fixou a paridade central em 6,5736 yuans por dólar, pouco acima dos 6,5706 de terça-feira e em grande medida refletindo as tendências dos mercados externos, disseram os operadores.

A Bolsa de Taipé, em Taiwan, encerrou em baixa, finalizando um período de três dias em alta, com os investidores realizando lucros em pesos pesados do setor de tecnologia e em empresas financeiras. O índice Taiwan Weighted retrocedeu 1,23% e fechou aos 8.619,90 pontos.

A Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, fechou em baixa, com investidores estrangeiros vendendo ações pela 6ª sessão consecutiva em meio à tensão que permanece na Líbia. Papéis de empresas aéreas e de construção permaneceram aquém do mercado amplo. O índice Kospi teve queda de 0,57% e encerrou aos 1.928,24 pontos.

Na Austrália, a Bolsa de Sydney fechou na maior baixa em quatro semanas. O índice S&P/ASX 200 teve baixa de 0,48% e fechou aos 4.803,21 pontos.

Nas Filipinas, a Bolsa de Manila Também fechou em baixa, arrastada pelos resultados do mercado regional. O índice PSE caiu 0,28% e fechou aos 3.773,71 pontos.

A Bolsa de Cingapura fechou em baixa em meio aos resultados negativos nas demais bolsas asiáticas, uma vez que as contínuas agitações no Oriente Médio elevaram os preços dos petróleo e aumentaram as preocupações sobre a inflação e o enfraquecimento do crescimento econômico na Ásia. O índice Straits Times caiu 1,3% e terminou aos 3.027,51 pontos. Também pesaram no sentimento as perdas em Wall Street e nos mercados europeus.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, cedeu 0,8% e fechou aos 3.486,19 pontos, com realizações de lucros em muitas blue chips após recentes ganhos.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, perdeu 0,7% e fechou aos 987,59 pontos, seguindo as baixas nas bolsas regionais. Preocupações com as pressões inflacionárias influíram no resultado, uma vez que as prolongadas tensões no Oriente Médio e no norte da África conduziram os preços do petróleo a alta.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, recuou 0,2% e fechou aos 1.499,28 pontos, em amplo movimento de vendas, com o sentimento afetado pela alta dos preços do petróleo e contínuas preocupações com os distúrbios no Oriente Médio. As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame