Invest

Ação da Petrobras dispara e lidera altas do Ibovespa após lucro recorde

Nem mesmo as projeções mais otimistas do mercado se aproximaram do resultado da empresa

Tanques de armazenagem de gás natural da Petrobras, na Baia do Guanabara | Foto: Dado Galdieri/ Bloomberg (Dado Galdieri/Bloomberg)

Tanques de armazenagem de gás natural da Petrobras, na Baia do Guanabara | Foto: Dado Galdieri/ Bloomberg (Dado Galdieri/Bloomberg)

GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 25 de fevereiro de 2021 às 10h02.

Última atualização em 25 de fevereiro de 2021 às 10h30.

As ações da Petrobras chegaram a disparar mais de 4% nesta quinta-feira, 25, e liderar as altas do Ibovespa, após surpreender em balanço do quarto trimestre. Em resultado divulgado na véspera, a empresa registrou lucro líquido recorde de 59,8 bilhões de reais no período, revertendo as perdas do ano e fechando 2020 com saldo positivo de 7 bilhões de reais.

Segundo a mediana das expectativas colhidas pela Bloombreg, o mercado projetava lucro de 9,93 bilhões de reais, sendo que os mais otimistas apostavam em um lucro de 20,5 bilhões de reais, cerca de um terço do que veio.

Apresentado pouco após a troca de presidentes na empresa, o resultado ajuda a Petrobras a recuperar parte da confiança perdida. Com a interferência do governo na estatal, as ações caíram 26,7% no acumulado dos pregões de sexta-feira, 19, e segunda-feira, 22. O balanço foi o último da companhia sob gestão de Roberto Castello Branco.

Acompanhe tudo sobre:AçõesBalançosbolsas-de-valoresEmpresas estataisPetrobras

Mais de Invest

Escândalo de suborno nos EUA custa R$ 116 bilhões ao conglomerado Adani

Petrobras aprova pagamento de R$ 20 bilhões em dividendos extraordinários

Dividendos bilionários da Petrobras, pacote fiscal e cenário externo: assuntos que movem o mercado

Ação da Netfix tem potencial de subir até 13% com eventos ao vivo, diz BofA