Exame Logo

Ações europeias têm pausa após rali, com tendência de alta

O índice das principais ações europeias, FTSEurofirst 300, perde 0,39%, aos 1.115 pontos

Índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, na Alemanha (Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2012 às 09h00.

Paris - As ações europeias recuavam nesta segunda-feira, com os investidores fazendo uma pausa depois do acentuado rali de duas semanas e um importante índice atingir um nível de resistência, embora a queda possa durar pouco porque as recentes ações de bancos centrais impulsionaram o apetite por risco.

Às 8h35 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 perdia 0,39 por cento, para 1.115 pontos, depois de atingir o maior nível em 14 meses na sexta-feira com fortes volumes.

Veja também

O índice de blue chips da zona do euro Euro STOXX 50 cedia 0,63 por cento, para 2.578 pontos, depois de chegar a um nível de resistência de pouco abaixo de 2.611 pontos na sexta-feira, um pico atingido em meados de março.

Apesar da retração da sessão desta segunda-feira, o sentimento do investidor continua relativamente positivo, sustentado pelas novas medidas de estímulo dos Estados Unidos e do plano do Banco Central Europeu ( BCE ) para comprar dívida italiana e espanhola e assim aliviar a crise da zona do euro.

"Nós acabamos de aumentar nossa recomendação para 60 por cento de exposição em ações. Não há necessidade para esperar por um recuo, porque a tendência é muito forte e os volumes aumentaram bastante. Isso é um sinal de tendência de apreciação", afirmou em Paris Alexandre Tixier, analista técnico do TradingSat em Paris.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame