Mercados

Ações da Gol recuam após forte queda nos resultados

Empresa anunciou um lucro líquido 62% menor no primeiro trimestre na comparação com o mesmo período do ano anterior

Aviões da Gol/Varig no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim: empresa teve lucro líquido de 24 milhões de reais, 62% menor que o do ano passado (.)

Aviões da Gol/Varig no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim: empresa teve lucro líquido de 24 milhões de reais, 62% menor que o do ano passado (.)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2010 às 11h22.

São Paulo - As ações da Gol (GOLL4)  operam em queda no pregão desta quinta-feira  (6) na BM&FBovespa. Após a abertura da bolsa, por volta das 10h40, as ações caíam 1,7%, negociadas a 22,75 reais. A empresa divulgou na noite de ontem uma queda de 62% no lucro líquido em comparação com o mesmo período do ano passado, chegando a 23 milhões de reais. A queda é apontada como resultado do forte aumento da despesa financeira gerada por valorização do dólar contra o real.

Apesar disso, o lucro operacional da empresa saltou 82,1% sobre o primeiro trimestre de 2009, para 191,4 milhões de reais.  Em comparação com os três últimos meses do ano passado, a alta foi de 60,6%. A receita líquida da empresa foi de 73 bilhão de reais, 14% maior que a do primeiro trimestre de 2009,  enquanto custos e despesas operacionais ficaram em 1,54 bilhão, 9% maiores que o mesmo período do ano passado.

Desempenho

O resultado financeiro, que pressionou o lucro líquido da companhia aérea, foi de despesa de 133,7 milhões de reais contra gasto de 12,9 milhões um ano antes e de 72,7 milhões de reais no quarto trimestre.

Esse desempenho foi afetado por apreciação do dólar contra o real, que afetou dívidas em moeda estrangeira. A linha, que gerou gasto de 59 milhões de reais no primeiro trimestre, tinha apresentado ganho de 86,1 milhões de reais um ano antes.
 

Leia mais sobre a Gol ou sobre Aviação

Acompanhe tudo sobre:AçõesAviaçãobolsas-de-valorescompanhias-aereasEmpresasEmpresas brasileirasGol Linhas AéreasServiçosSetor de transporte

Mais de Mercados

B3 suspende negociação da Petrobras (PETR4) após divulgação de nova diretoria

Inflação baixou, mas Fed ficou mais conservador: o que aconteceu?

Petrobras (PETR4) paga dividendos extraordinários e regulares na próxima semana

"O corte de juros acabou e Copom unânime deve favorecer o câmbio", diz Ettore Marchetti, da EQI

Mais na Exame