Ações da Usiminas disparam 5,36% em véspera de balanço

Dados do setor da indústria brasileira de aço alimentam expectativas sobre resultado do primeiro trimestre do setor
Fábrica da Usiminas (Nelio Rodrigue/Exame)
Fábrica da Usiminas (Nelio Rodrigue/Exame)
Guilherme Guilherme
Guilherme Guilherme

Publicado em 22/04/2021 às 16:16.

Última atualização em 22/04/2021 às 18:23.

As ações da Usiminas (USIM5) fecharam em alta de 5,36% nesta quinta-feira, 22, com investidores se antecipando ao resultado do primeiro trimestre. Na máxima intradia, os papéis chegaram a registrar valorização de 7,16%.

Movimentos semelhantes são comuns quando há convicção por parte do mercado de que os números irão superar as expectativas majoritárias.

De acordo com estimativas colhidas pela Bloomberg, o consenso é de que a empresa tenha registrado lucro líquido de 934 milhões de reais, revertendo o prejuízo de 477 milhões de reais do mesmo período de 2020.

Sabe onde estão as melhores oportunidades da bolsa? Descubra com o time de analistas da EXAME Invest Pro

Mas dados divulgados nesta semana pelo Instituto Aço Brasil (IABr) têm alimentado a esperança de que os números da empresa - e de todo o setor - venham ainda melhores do que o esperado. 

De acordo com com o IABr, as vendas internas do produto no país atingiram 5,9 milhões de toneladas, representando um crescimento de 29% frente ao mesmo período do ano passado. Em março, as vendas internas de aço atingiram o maior patamar desde outubro de 2013, com alta de 41,9% em relação a março de 2020. 

No mês, as vendas internas de aços planos (principal produto da Usiminas) bateu recorde, com 1,221 milhões de toneladas vendidas. "Os números indicam que a demanda de montadoras e industrial como um todo estão se recuperando", afirmam analistas do Credit Suisse em relatório.

Com as vendas em alta, os dados do IABr mostram que a confiança do setor também segue elevada em abril, em 67,4 pontos, 1,9 ponto acima de março e 17,4 além da faixa dos 50 pontos que divide o otimismo do pessimismo. 

Além da Usiminas, as expectativas positivas para o setor também tiveram impacto favorável sobre ações de outras empresas do setor, com CSN (CSNA3), Gerdau (GGBR4) e Gerdau Metalúrgica (GOAU4) fechando em respectivas altas de 4,16%, 3,72% e 3,42% até o encerramento desta reportagem. 

Esteja sempre informado sobre as notícias que movem o mercado. Assine a EXAME