Mercados

Ações da Oi caem após rebaixamento; Ibovespa também no vermelho

Com alta de 78,5% em 2011, as ações da MPX Energia entram no radar do mercado

Ibovespa registra queda de 17% em 2011 (Marcel Salim/EXAME.com)

Ibovespa registra queda de 17% em 2011 (Marcel Salim/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de dezembro de 2011 às 16h02.

São Paulo – A quarta-feira revela mais um pregão sem tendência definida. Lá fora, as bolsas europeias chegaram a ganhar sustentação após o bem-sucedido leilão de títulos do Tesouro da Itália, no qual os papéis foram vendidos a uma taxa média bastante inferior ao do leilão do mês passado.

O resultado provocou também queda das taxas dos papéis do Tesouro italiano negociados no mercado secundário e avanço do euro em relação ao dólar.

Por aqui, o Ibovespa registrava queda de 0,47% na mínima do dia, aos 57.730 pontos. Na semana, o desempenho do principal índice da bolsa é praticamente estável, com leve alta de 0,18%.

A agenda do dia traz o índice de confiança dos industriais brasileiros, que teve em dezembro o primeiro dado positivo em um ano, após registrar o mínimo histórico em novembro, informou nesta quarta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV). Em uma escala na qual os 100 pontos marca a linha entre o otimismo e o pessimismo, o Índice de Confiança da Indústria subiu 1,1%, chegando aos 101,8 pontos.

/libc/player/liquid3.swf

MPX

Com alta de 78,5% em 2011, as ações da MPX Energia (MPXE3) entram no radar do mercado neste pregão. A companhia prevê chegar a seu primeiro bilhão de faturamento no próximo ano.

A empresa finalmente vai sair de sua fase pré-operacional e dar um salto em seu faturamento que neste ano será de R$ 150 milhões. Cerca de 1.100 MW de duas usinas termelétricas (Itaqui e Pecém I, em sociedade com a EDP) vão entrar em operação em 2012. As informações são do Valor Econômico.

As ações ordinárias da MPX registravam leve desvalorização de 0,2% no início da tarde, negociadas a 47 reais.

TAM

As ações preferenciais da TAM (TAMM4) caíam 1,2% na mínima do dia, negociadas a 36,07 reais. A companhia disse hoje que recebeu duas aeronaves A320 da Airbus SAS, com as quais encerra o ano de 2011 com 156 aeronaves.

A TAM prevê chegar a uma frota de 179 aeronaves até o final de 2015, disse a empresa em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários. Em 2011, os papéis da Tam amargam uma queda de 4%.

Oi

A Telemar Norte Leste (TNLP3), que opera sob a marca Oi, teve sua recomendação reduzida de desempenho acima da média de mercado (outperform) para desempenho em linha com a média de mercado (market perform) pelo Bradesco BBI, segundo a Bloomberg. O preço alvo por ação é de 25,50 reais, um potencial de valorização de 15,8%.

As ações ordinárias da companhia registravam queda de 1,5% na mínima do dia, ao preço de 21,67 reais.

Mais de Mercados

Multiplan assina memorando para vender 25% de shopping em Jundiaí por R$ 251 milhões

Petróleo cai mais de 4% de olho em China e Oriente Médio

Azul sobe 19% e lidera altas com anúncio de acordo com credores

O que está por trás do ‘banho de água fria’ da China no mercado, segundo a Gavekal