Mercados

Ações europeias caem por temores com crescimento

O índice das principais ações europeias, FTSEurofirst 300, perde 0,16%, aos 1.099 pontos

Operadores em suas mesas durante sessão na bolsa de valores DAX de Frankfurt (Tobias Schwarz/Reuters)

Operadores em suas mesas durante sessão na bolsa de valores DAX de Frankfurt (Tobias Schwarz/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2012 às 08h20.

Londres - As ações europeias devolveram ganhos iniciais e passaram a cair nesta terça-feira, com preocupações sobre a desaceleração do crescimento global e com resultados corporativos pesando, apesar de gráficos sinalizarem uma recuperação.

Às 7h55 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 perdia 0,16 por cento, para 1.099 pontos. Mais cedo, o índice chegou a subir para 1.104 pontos devido a especulações de que a China pode implementar mais medidas de estímulo depois de ter injetado dinheiro nos mercados financeiros, e alguns investidores aproveitaram-se do movimento de venda de segunda-feira para voltar ao mercado.

No entanto, temores com as perspectivas de crescimento global, a situação da zona do euro e a temporada de balanços do terceiro trimestre retornaram, incentivando investidores a vender ações de setores como indústria, químicos e telecomunicações. Esses subíndices caíam entre 0,4 e 0,7 por cento.

"Os "drivers" do crescimento global estão desacelerando e isso não terá apenas impacto nos resultados do terceiro trimestre, mas também prejudicarão as perspectivas de resultados dos próximos trimestres", afirmou o estrategista do Lang & Schwarz em Frankfurt, Giuseppe-Guido Amato.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) cortou na segunda-feira a sua projeção de crescimento global pela segunda vez desde abril e alertou as autoridades dos Estados Unidos e da Europa de que uma falha em corrigir seus problemas econômicos poderá prolongar a crise.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Dólar sobe para R$ 6,19 com indefinição sobre emendas parlamentares

Megafusão de Honda e Nissan: um 'casamento' de conveniência sob intensa pressão

Ibovespa fecha penúltimo pregão em baixa e cai 1,5% na semana; dólar sobe 2%

Embraer assina contrato para vender 2 unidades do C-390 Millennium para cliente não revelado