Mercados

Ações europeias bancárias puxam índice antes do BCE

O índice das principais ações europeias, FTSEurofirst 300, sobe 0,45%, aos 1.073 pontos

Índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, na Alemanha (Getty Images)

Índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, na Alemanha (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de agosto de 2012 às 08h16.

Londres - As ações europeias subiam nesta quinta-feira, ajudadas por ganhos nas blue-chips do setor bancário antes da reunião do Banco Central Europeu (BCE), com operadores esperando que ela resultará em novas medidas de estímulo para combater a crise da dívida da região.

Às 7h55 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 subia 0,45 por cento, para 1.073 pontos, enquanto o índice Euro STOXX 50 crescia 0,52 por cento, para 2.345 pontos.

Os mercados acionários avançaram na semana passada após a promessa do presidente do BCE, Mario Draghi, de fazer o quer for preciso para salvar o bloco monetário dos efeitos da propagação da crise.

Há, entretanto, incertezas sobre quão concretas serão as medidas que o BCE deve anunciar mais tarde.

As expectativas mais prováveis são que o banco central irá anunciar ações para diminuir os custos de empréstimo da Espanha e da Itália, com a retomada do programa de compra de ativos do banco central.

Mas as esperanças foram afetadas pela oposição alemã de permitir ao BCE um papel mais intervencionista, ou dar ao futuro fundo de resgate da zona do euro, o Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (ESM, na sigla em inglês), uma licença bancária para permiti-lo tomar empréstimos junto ao BCE para financiar compras de títulos governamentais.

"Claramente, o mercado continua apostando que alguma medida política corajosa será anunciada na reunião do BCE e, portanto, o risco de decepção está alto", afirmou o Credit Agricole-CIB em nota.

Mais de Mercados

O que está acontecendo com a Intel? Desvalorização de US$ 188 bi, demissões e venda de divisão

Selic: Aposta de alta de 0,5 p.p. perde força após dados fracos do mercado de trabalho dos EUA

4 fatores que podem agravar (ou melhorar) a economia americana, segundo a Gavekal

Banco Daycoval compra BMG seguros em busca de diversificação

Mais na Exame