Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta terça-feira

Eike pode ter um último plano de resgate da OGX na manga; Fitch reduz nota da OGX para "C" e vê default próximo


	Plataforma da OGX: a Fitch avaliou que, sem uma injeção de capital, a OGX provavelmente irá entrar em default de sua dívida no futuro próximo
 (Divulgação/OGX)

Plataforma da OGX: a Fitch avaliou que, sem uma injeção de capital, a OGX provavelmente irá entrar em default de sua dívida no futuro próximo (Divulgação/OGX)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de setembro de 2013 às 09h00.

São Paulo – Veja o que você precisa saber nesta terça-feira.

1. Eike tentará um último plano de resgate da OGX, dizem fontes

Segundo informações passadas por duas fontes à Bloomberg, a petroleira OGX estaria solicitando pelo menos 250 milhões de dólares de capital fresco a um grupo de investidores no esforço de evitar a falência. A injeção de capital para a OGX faria parte de uma reestruturação na qual Eike solicitaria aos detentores de títulos a conversão de 3,6 bilhões de dólares de dívida em ações da OGX, diluindo o papel do empresário na companhia, segundo as fontes.

2. Fitch reduz nota da OGX para "C" e vê default próximo

A agência de classificação de risco Fitch reduziu os ratings da dívida da OGX em moeda estrangeira e em moeda local para "C", ante "CCC" anteriormente, devido à contestação pelo controlador da companhia, Eike Batista, da validade do exercício de uma opção de venda (put) de 1 bilhão de dólares. A Fitch avaliou que, sem uma injeção de capital, a OGX provavelmente irá entrar em default de sua dívida no futuro próximo.

3. As 30 empresas que mais perderam valor de mercado

Levantamento realizado pela Economatica mostra quais empresas da América Latina e Estados Unidos tiveram as maiores perdas de valor de mercado em 2013. Desde o começo do ano, a americana Abbott Laboratories perdeu quase a metade de seu valor de mercado: 51,47 bilhões de dólares. Esse foi o maior volume perdido entre as empresas da América Latina e dos Estados Unidos desde o começo do ano até 06 de setembro.

4. Petrobras diz usar sistema qualificado ao proteger sua rede

A Petrobras informou ontem que dispõe de sistemas altamente qualificados e permanentemente atualizados para proteção de sua rede interna de computadores. A estatal afirmou que executa todos os procedimentos reconhecidos para garantir a segurança de seus dados e informações e que 90% das mensagens externas de correio recebidas pela empresa são descartadas por apresentarem características potencialmente danosas. A estatal empresa pode ter sido alvo de espionagem pela Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA), segundo reportagem divulgada pelo programa Fantástico, da TV Globo.

5. Li Keqiang diz que queda dos emergentes é culpa do Fed

O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, disse que as economias emergentes enfrentam dificuldades por causa da perspectiva de que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) reduzirá o seu programa de estímulos à economia norte-americana em breve.


6. Justiça de SP homologa resultado, Energisa compra Rede

A Justiça de São Paulo homologou, na segunda-feira, o plano de recuperação judicial do Grupo Rede e o resultado da assembleia de credores realizada no início de julho passado. Com isso, a Energisa confirmou a aquisição do Grupo Rede e os seus ativos de distribuição e geração.

A Energisa pretende entregar ainda este mês a sua versão para o plano de recuperação das oito distribuidoras controladas pelo Grupo Rede. No processo de recuperação judicial, a companhia se comprometeu a aportar até 1,1 bilhão de reais para recuperar o equilíbrio operacional e financeiro das concessões.

7. Família Klein reorganiza participação na Via Varejo

A Via Varejo informou ontem que Samuel Klein e Michael Klein transferiram parte de suas ações na companhia para sociedades de participação da família Klein. A operação não tem como objetivo alterar a composição do controle ou a estrutura administrativa da empresa, segundo a família.

8. HRT diz que poço na Namíbia foi considerado seco

A HRT Participações informou nesta segunda-feira que que o poço Moosehead-1, no offshore da Namíbia, na África, foi considerado seco. Apesar da natureza do reservatório ter apresentando similaridades com o pré-sal como se esperava, uma porosidade menos desenvolvida fez com o que o poço fosse considerado seco.

9. CVM dá aval a Deluxe Motors, 15ª empresa de Azambuja

A Deluxe Motors, companhia pré-operacional que pretende explorar oportunidades de investimento no setor de aluguel de veículos de luxo no Brasil, obteve aval da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para ser uma companhia de capital aberto. A Deluxe é uma das oito empresas de Alexandre Souza de Azambuja que recebeu o registro de companhia aberta na CVM.

10. Bolsas asiáticas fecham em alta com China

Nesta terça-feira, os mercados de ações da Ásia fecharam em alta, com resultados positivos de indicadores da China. Uma amenização das preocupações sobre a Síria também ajudou as bolsas, assim como a notícia da vitória da candidatura de Tóquio para sediar os Jogos Olímpicos em 2020, que ainda anima os investidores.

Com Agência Brasil, Bloomberg, Estadão Conteúdo e Reuters

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valores

Mais de Mercados

Realização de lucros? Buffett vende R$ 8 bilhões em ações do Bank of America

Goldman Sachs vê cenário favorável para emergentes, mas deixa Brasil de fora de recomendações

Empresa responsável por pane global de tecnologia perde R$ 65 bi e CEO pede "profundas desculpas"

Bolsa brasileira comunica que não foi afetada por apagão global de tecnologia

Mais na Exame