Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta sexta-feira

Bolsas na Europa e euro ensaiam alta enquanto líderes da União Europeia discutem uma solução para a crise de dívida pública. Índices futuros operam em alta nos EUA

Pregão da Bovespa (Marcel Salim/EXAME.com)

Pregão da Bovespa (Marcel Salim/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de junho de 2011 às 09h16.

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber:

1 – Mercados: bolsas na Europa ensaiam alta; bancos sobem. A preocupação de que uma eventual moratória na Grécia afete a economia mundial provoca a queda nos preços do petróleo. Enquanto líderes europeus discutem uma solução para o problema de dívida pública, o euro reverte a queda frente ao dólar. A inflação de junho medida pelo IGP-10 no Brasil e o dado de sentimento do consumidor nos Estados Unidos são destaques do dia. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, participa da reunião do conselho da Petrobras, às 10 horas, em São Paulo.

2 – Brasil vira maior comprador de dívida dos EUA com alta do real. O Brasil está se tornando o maior comprador mundial de títulos da dívida dos Estados Unidos mesmo após o ministro da Fazenda, Guido Mantega, criticar as compras de Treasuries pelo Federal Reserve para estimular a economia americana. Em abril, o País investiu 13,4 bilhões de dólares em notas do Tesouro americano, mais que qualquer outro país e quase o dobro das compras feitas pela China, segundo dados compilados pelo Tesouro dos EUA e citados pela Bloomberg.

3 – Como o fim dos estímulos nos EUA afeta os investidores. Se tudo ocorrer como a maioria dos analistas espera, o Federal Reserve (banco central dos EUA) não deve renovar o programa que ficou conhecido como “relaxamento quantitativo” (ou QE2, na sigla em inglês). A previsão é de que o programa termine em 30 de junho. Em relatório, o chefe de investimentos em renda fixa da BlackRock, Rick Rieder, e o estrategista-chefe de ações, Bob Doll, afirmam que, no curto prazo, os investidores devem adotar mais prudência na alocação do portfólio em investimentos de risco.

4 – Credores definem data para evitar falência da Grécia. Credores internacionais definiram um prazo limite para salvar a Grécia de uma moratória no próximo mês, enquanto o primeiro-ministro, George Papandreou, enfrenta baixas no partido socialista. Em comunicado com o objetivo de tranquilizar os mercados, o comissário econômico da União Europeia, Olli Rehn, disse esperar que a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional liberem uma parcela de 12 bilhões de dólares no início de julho para manter Atenas de pé.

5 – Petrobras fecha participação em blocos no Gabão com Ophir Energy. A estatal brasileira deve assumir uma participação de 50% em dois blocos de exploração de petróleo no Gabão, que pertencem à Ophir Energy. A Petrobras financiará a perfuração dos blocos Mbeli e Ntsina como forma de pagamento pela participação, disse a Ophir em comunicado distribuído hoje, obtido pela Bloomberg.

6 – Vinci capta fundo de US$ 1,4 bilhão para investir em empresas. A Vinci Partners, gestora de recursos do ex-banqueiro Gilberto Sayão, acaba de concluir a captação de um fundo para compra de participações em empresas de 1,4 bilhão de dólares, informa reportagem do Valor Econômico. Foi com recursos desse fundo que a gestora fechou, nesta semana, a constituição de uma sociedade com a americana Burger King para criar a master franqueadora da rede de fast food no país. Embora o mais barulhento, o negócio já é o terceiro do fundo.

7 – Bancos devem se integrar para Copa e Olimpíada. Os grandes eventos esportivos previstos para serem realizados no Brasil nos próximos anos criam a necessidade de os bancos brasileiros integrarem suas redes de caixas eletrônicos com os bancos internacionais, garantindo que os turistas estrangeiros possam ser bem atendidos, informa reportagem do jornal O Estado de S. Paulo. A advertência foi feita pelo Banco Central, em relatório sobre o sistema de pagamentos de varejo brasileiro.

8 – BR Properties pode levantar R$ 840,6 milhões em oferta primária. A BR Properties pode obter cerca de 840 milhões de reais em uma oferta pública primária de ações na Bovespa. A companhia planeja emitir 35 milhões de novas ações ordinárias, cujos recursos irão para o caixa da empresa, conforme prospecto divulgado nesta sexta-feira.

9 – CVM quer padronizar critério de avaliação de imóveis. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) quer adotar como padrão que seja usado o critério de reavaliação (conceito que se aproxima do valor de mercado ou valor justo) em fundos de investimento imobiliários (FIIs) que aplicarem em imóveis para renda. No caso de aplicação para venda, continuaria valendo o critério de custo de aquisição ou de construção.

10 – Preços em SP têm primeira queda desde junho de 2010. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo teve a primeira queda em um ano, com o recuo dos custos de alimentos e transportes se acentuando. O indicador caiu 0,08 por cento na segunda quadrissemana de junho, após variação positiva de 0,05 por cento na primeira, informou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) nesta sexta-feira.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Cade dá aval para dona do Burger King operar Subway no Brasil

Divisora de águas, compra de campo Peregrino deixa Itaú BBA ainda mais otimista com a Prio (PRIO3)

Ibovespa fecha em queda repercutindo inflação nos EUA e dados do emprego do Brasil

Inflação nos EUA, recorde na China e dados de emprego no Brasil: o que move o mercado