Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta segunda-feira

Mercado reduz previsões para PIB e eleva inflação; Santander fechará 700 agências na Espanha


	China não tem pressão para afrouxar política monetária
 (Feng Li/Getty Images)

China não tem pressão para afrouxar política monetária (Feng Li/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de dezembro de 2012 às 09h17.

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber:

1 - Mercado reduz previsões para PIB e eleva inflação. Os analistas consultados preveem agora que a economia irá expandir 1,00 por cento neste ano, ante estimativa de 1,03 por cento na semana anterior. Para 2013, a expectativa caiu a 3,40 por cento, ante 3,50 por cento anteriormente. Já as contas para a inflação neste ano foram novamente elevadas, pela segunda semana seguida. Para 2012, a expectativa para o IPCA agora é de alta de 5,60 por cento, ante 5,58 por cento na pesquisa anterior.

2 - Conselho do Pão de Açúcar rejeita propostas de Abilio. O conselho de administração do Pão de Açúcar rejeitou ontem a proposta de Abilio Diniz para estudar a migração da empresa ao Novo Mercado. Os conselheiros rejeitaram, ainda, a participação do empresário nos comitês financeiro e de governança corporativa. Por fim, foram aprovadas as regras do comitê de governança sugeridas pelo Casino, apesar da manifestação contrária de Abílio.

3 - China não tem pressão para afrouxar política monetária. A China não enfrenta um grande risco de uma retomada da inflação em 2013, nem nenhuma grande pressão para afrouxar a política monetária de forma agressiva no próximo ano, afirmou nesta segunda-feira o diretor de pesquisa do Banco Central, Jin Zhongxia.

4 - Boehner abre as portas para aumentos tributários nos EUA. Presidente republicano da Câmara dos Deputados se aproximou ligeiramente das exigências do presidente Barack Obama nos debates para evitar o Abismo Fiscal. Fontes próximas às negociações entre Obama e Boehner confirmaram que Boehner propôs ampliar o imposto baixo para todos que ganham menos de 1 milhão de dólares, enquanto quem recebe acima disso terá de pagar taxas maiores. Obama quer o limite em 250 mil dólares.

5 - Santander fechará 700 agências na Espanha. As negociações com ações do Santander e do Banesto foram suspensas após comunicado do banco espanhol. O sistema bancário espanhol, atingido duramente pela estouro do bolha do mercado imobiliário e pela prolongada recessão no país, tem sido forçado a controlar custos e a se desfazer de cerca de 185 bilhões de euros em ativos imobiliários tóxicos.


6 - Oi ajuda Portugal Telecom a atingir 100 milhões de clientes. A Portugal Telecom tem 12,3 milhões de clientes em Portugal e 88 milhões fora do país europeu, dos quais 73 milhões são assinantes da Oi, em que o grupo português tem participação de 25 por cento. Esta meta, cujo cumprimento representa um "marco estratégico" para a empresa, é uma das cinco de médio prazo traçadas pela gestão de 2009.

7 - Oi formaliza migração para Nível 1 de governança na Bovespa. Com isso, os papeis passarão a fazer parte da carteira do índice IGC (Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada), acrescentou a companhia. A determinação já havia sido aprovada pelos acionistas da Oi em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) no início de novembro.

8 - IGP-10 reverte queda e tem alta de 0,63% em dezembro. Até dezembro, o indicador acumula alta de 7,42% no ano, taxa coincidente com a de 12 meses. O período de coleta de preços para o IGP-10 desse mês foi do dia 11 de novembro a 10 de dezembro.

9 - Fabricante de Blackberry deixará o índice Nasdaq 100. A Nasdaq - que inclui as 100 empresas não financeiras mais importantes nas negociações eletrônicas - destacou que a RIM é uma das 10 que serão excluídas do índice.

10 - Citi reduz recomendação e preço-alvo de ações da Apple. O Citigroup rebaixou a recomendação para as ações da Apple de "comprar" para "neutra" e reduziu o preço-alvo do papel de US$ 675 para US$ 575. O banco afirmou que a classificação anterior era orientada pelo mercado e refletia a expectativa de um rali no curto prazo em razão das vendas do iPhone 5.

Bônus: Os desacertos de Mantega sobre o PIB ao longo de 2012. Da expectativa de crescimento de 4% em 2012 até a decepcionante alta de 0,6% no terceiro trimestre, confira o que o ministro da fazenda falou – e o que se concretizou na economia.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valores

Mais de Mercados

Conglomerado de Buffet desfaz quase metade de sua participação na Apple

Nasdaq cai 2,4% puxado por Intel e Amazon e aprofunda correção

Ibovespa cai 1,2% com pessimismo nos EUA e volta aos 125 mil pontos

Payroll, repercussão de balanços das big techs e produção industrial no Brasil: o que move o mercado

Mais na Exame