Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta quinta-feira

Mercados em alta diante da expectativa de que o Federal Reserve anuncie amanhã novos estímulos para impulsionar a recuperação da economia dos Estados Unidos

Pregão da Bovespa (Germano Lüders/EXAME.com)

Pregão da Bovespa (Germano Lüders/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de agosto de 2011 às 09h24.

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber nesta quinta-feira:

1 Mercados: Bolsas sobem de olho em Bernanke. As bolsas asiáticas subiram e as ações estão em alta na Europa com as apostas de que o presidente do banco central americano, Ben S. Bernanke, sinalizará amanhã novos estímulos monetários, informa a Bloomberg. O encontro dos bancos centrais começa hoje. O Nasdaq 100 futuro cai após Steve Jobs renunciar à presidência da Apple. O ouro cai.

Agenda do Investidor | Dados de empregos nos EUA centram as atenções. A agenda econômica desta quinta-feira terá o foco voltado para o mercado de trabalho americano, com o destaque para o Initial Jobless Claims (9h30, horário de Brasília), indicador que mede a quantidade de pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos. A expectativa do mercado é para 400 mil pedidos na semana encerrada no dia 20, abaixo dos 408 mil da semana anterior.

2 Steve Jobs renuncia ao cargo de CEO da Apple. Steve Jobs, CEO da Apple, renunciou ao cargo de CEO e indicou Tim Cook, o diretor de operações, como seu sucessor. Ele também se oferece para continuar como presidente do conselho e funcionário da empresa. Embora Jobs não explique a razão para a renúncia, sabe-se que ele enfrenta problemas graves de saúde desde 2004, quando foi diagnosticado com câncer no pâncreas.

3 Gabrielli vê dificuldades para produzir etanol até 2013. O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, disse ontem que o Brasil deve ter dificuldades na produção de etanol nos próximos dois anos. "Nós vamos viver nos próximos dois anos dificuldades na produção do álcool no Brasil", afirmou o executivo, que participa de audiência pública conjunta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e Comissão de Infraestrutura do Senado sobre royalties do pré-sal.

4 BNDES prevê R$ 240 bilhões em infraestrutura até 2014. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estima que os investimentos em infraestrutura no País até 2014 atinjam 240 bilhões de reais, disse hoje a gerente do Departamento de Energia Elétrica do banco, Maria Helena de Oliveira. Segundo ela, o volume estimado é quase o dobro do investido nos quatro anos anteriores. O BNDES deve participar com cerca de 60% deste total.

5 Fusão Pão de Açúcar-Carrefour afastaria concorrência externa. A proposta da Cia. Brasileira de Distribuição - Grupo Pão de Açúcar para uma fusão com os ativos brasileiros do Carrefour ajudaria a afastar a concorrência de empresas estrangeiras no varejo nacional, mantendo o setor nas mãos de brasileiros. A fusão seria “um ato defensivo, impedindo que outras empresas de fora viessem a se instalar no Brasil,” disse o bilionário Abilio Diniz, presidente do conselho de administração do Pão de Açucar.


6 Empresas devem captar mais com títulos em real no exterior. As empresas brasileiras estão aproveitando a crescente demanda por títulos de rendimentos mais elevados entre os investidores estrangeiros para vender papéis denominados em real no mercado internacional. As vendas de títulos internacionais por empresas brasileiras aumentaram 46 por cento este ano para 48,1 bilhões de dólares, de 33 bilhões de dólares no mesmo período do ano passado, segundo dados da Bloomberg.

7 Plural Capital fecha a compra do Banco Modal, diz jornal. A gestora de recursos Plural Capital fechou hoje a compra do Banco Modal, informa reportagem do jornal Valor Econômico. As instituições já vinham negociando desde o início do ano. Com a compra, a Plural, formada pelos ex-sócios do Banco Pactual como Rodolfo Riechert e André Schwartz, poderá atuar como banco depois de terem encerrado recentemente o acordo de não competição com o BTG Pactual. O valor da transação foi de cerca de 300 milhões de reais.

8 Executiva deixa Vale por cargo na Anglo American. A Anglo American anunciou hoje que a executiva Tracey Kerr é a nova chefe de Exploração do grupo. Segundo a empresa, Tracey deixa o cargo de diretora de Exploração para as Américas da Vale para assumir o novo posto. Antes de passar pela Vale, a executiva trabalhou na BHP.

9  Confiança do consumidor cai 4,6% em agosto, diz FGV. Após atingir nível recorde de otimismo no mês passado, o humor do consumidor voltou a ficar negativo em agosto. É o que revelou hoje a Fundação Getúlio Vargas (FGV), ao divulgar o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), que mostrou queda de 4,6% em agosto contra julho, após subir 5,4% em julho ante junho. Calculado dentro de uma escala até 200 pontos, o ICC recuou de 124,4 pontos em julho - maior nível desde a criação do indicador em setembro de 2005 - para 118,7 pontos em agosto.

10 Inflação pelo IPC fica em 0,44% na 3ª prévia, diz Fipe. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), apurado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), apresentou variação de 0,44% na terceira quadrissemana de agosto, depois de ter fechado a segunda prévia do mês com alta de 0,41%. O indicador, que mede a inflação da cidade de São Paulo, ficou dentro das estimativas dos analistas consultados pela Agência Estado, que iam de 0,39% a 0,48%, com mediana de 0,45%.

Mais de Mercados

Fed pode estar prestes a reduzir taxas de juros pela primeira vez desde 2020; entenda

Pressão sobre grande investidor pode estar por trás da queda do petróleo, diz Gavekal

Possibilidade de novo acordo traz alívio e Azul sobe 18% na bolsa

Ibovespa fecha em alta com ajuda de Vale e de olho em corte de juros nos EUA; dólar cai