Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta quarta-feira

Economia da zona do euro encolhe no quarto trimestre; lucro da BM&FBovespa diminui

PIB da Eurozona encolhe (Thomas Lohnes)

PIB da Eurozona encolhe (Thomas Lohnes)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de fevereiro de 2012 às 08h57.

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber:

1 - Economia alemã encolheu 0,2% no último trimestre de 2011. A economia da Alemanha encolheu 0,2% no último trimestre de 2011 frente aos três meses anteriores, anunciou nesta quarta-feira o Escritório Federal de Estatística (Destatis).A contração, que fora prevista por analistas de todos os institutos de estudos econômicos, foi menor que o esperado.

2 - Economia da zona do euro encolhe 0,3% no quarto tri de 2011. A economia da zona do euro encolheu no fim de 2011, com a crise de dívida soberana impedindo a recuperação e parecendo prestes a levar o bloco a uma leve recessão, embora a divergência entre norte e sul do continente europeu seja evidente.

3 - Lucro líquido da BM&FBovespa recua 27% no quarto tri. A BM&FBovespa (BVMF3) anunciou na terça-feira que seu lucro líquido foi de 191,1 milhões de reais no quarto trimestre, 27 por cento abaixo do resultado do mesmo período de 2010.A média das previsões de cinco analistas consultados pela Reuters apontava para uma queda de 5,9 por cento do lucro líquido nos últimos três meses do ano, na comparação anual, em meio à queda nos volumes de negócios com ações.

4 - Congresso dos EUA prorroga corte de imposto até dezembro. Negociadores do Congresso dos EUA chegaram a um acordo, na noite de ontem, sobre a prorrogação do corte de impostos da folha de pagamento até o final do ano. O entendimento também estende os benefícios aos desempregados e evita um corte acentuado nos honorários médicos da Medicare.

5 - Gol vai reclassificar debêntures de acordo com IFRS. A Gol (GOLL4) divulgou fato relevante no qual comunica que na data de 31 de dezembro de 2011 não estão em conformidade determinados índices financeiros estabelecidos em contratos de dívidas, relativos à quarta e à quinta emissão de debêntures.



6 - Cielo não deve fechar capital. O Banco do Brasil descartou qualquer interesse em comprar a participação do Bradesco na operadora de cartões de crédito Cielo (CIEL3). Diferente do Itaú, que fez uma oferta para comprar a fatia dos acionistas minoritários da Redecard e assim fechar o capital da empresa, o BB descartou a possibilidade de adotar a mesma estratégia.

7 - Lucro líquido do Banco do Brasil cai 26% no quarto tri. O Banco do Brasil (BBAS3) anunciou na manhã de terça-feira que encerrou o quarto trimestre com lucro líquido de 2,972 bilhões de reais, uma queda de 25,7 por cento sobre o obtido um ano antes, impactado por aumento de provisões para perdas com crédito. O lucro, porém, veio acima das expectativas e já impulsionou as ações no pregão de terça-feira.

8 - S&P rebaixa avaliação da indústria bancária de Portugal. A agência de classificação de risco de crédito Standard & Poor's revisou para baixo a avaliação de risco da indústria bancária (Bicra) de Portugal. Em nota, a S&P informou considerar que o risco de impacto sobre o setor bancário português aumentou depois que o rating soberano foi rebaixado um mês atrás.

9 - Bancos de investimento do Brasil buscam emissores no exterior.
Discretamente, bancos de investimentos brasileiros estão expandindo a atuação no mercado de dívida para emissores de fora do país. Em 2012, em meio à reabertura da janela desse mercado, que já trouxe cerca 15 bilhões de dólares para o país, BTG Pactual, Itaú BBA, Bradesco BBI e BB Securities estão se envolvendo em operações para clientes estrangeiros.

10 - Preocupação com Petrobras continua. As ações da Petrobras (PETR3, PETR4) intensificaram o movimento de baixa na reta final dos negócios de terça-feira, com perda de quase 5%, levando o Ibovespa a perder o nível dos 65 mil pontos no pior momento. O mau humor com a petroleira cresceu na terça-feira após a teleconferência da empresa com analistas para tentar explicar o resultado decepcionante no quarto trimestre de 2011.
 

Bônus: As maiores recompras de ação do mercado

http://d3lvr7yuk4uaui.cloudfront.net/items/loaders/loader_1063.js?aoi=1311798366&pid=1063&zoneid=14729&cid=&rid=&ccid=&ip=

http://d3lvr7yuk4uaui.cloudfront.net/items/loaders/loader_1063.js?aoi=1311798366&pid=1063&zoneid=14729&cid=&rid=&ccid=&ip=http://d3lvr7yuk4uaui.cloudfront.net/items/loaders/loader_1063.js?aoi=1311798366&pid=1063&zoneid=14729&cid=&rid=&ccid=&ip=

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valores

Mais de Mercados

Goldman Sachs vê cenário favorável para emergentes, mas deixa Brasil de fora de recomendações

Empresa responsável por pane global de tecnologia perde R$ 65 bi e CEO pede "profundas desculpas"

Bolsa brasileira comunica que não foi afetada por apagão global de tecnologia

Ibovespa fecha perto da estabilidade após corte de gastos e apagão global

Mais na Exame