Exame Logo

10 notícias para lidar com os mercados nesta quarta-feira

Eletrobrás afirma não ter interesse na Cesp, diz jornal; Anatel impede venda de ativos de Oi e Embratel

Cesp: Eletrobras nega interesse (Divulgação/Cesp)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de janeiro de 2011 às 08h32.

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber:

1- Eletrobrás afirma não ter interesse na Cesp, diz jornal. Armando Casado de Araújo, diretor financeiro e de relações com investidores da Eletrobrás, disse que foi surpreendido com o eventual interesse de Alckmin na venda da Cesp e afirmou que não houve nenhum contato por parte do governo paulista para tratar do assunto. As informações são do Estado de São Paulo.

Veja também

2- Anatel impede venda de ativos de Oi e Embratel. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou às operadoras Oi e Embratel que apresentem um inventário detalhado de todos os bens reversíveis das concessões que controlam. Enquanto não o fizerem, as empresas estão proibidas de negociar uma eventual venda desses ativos.

3- Brookfield supera meta de vendas contratadas em 2010. A Brookfield Incorporações lançou R$ 1,113 bilhão em imóveis residenciais e comerciais no quarto trimestre de 2010, uma redução de 16,5% frente aos R$ 1,332 bilhão lançados no mesmo período de 2009.

4 - Portugal deve pagar rendimento alto em leilão de bônus europeus. Portugal deve pagar prêmios recordes na emissão de dívida desta quarta-feira, mas a recente compra de bônus pelo Banco Central Europeu (BCE) deve evitar que os rendimentos cheguem a níveis que obriguem o país a procurar um resgate.

5 - Custo de captação menor abre espaço para empresas de maior risco. O menor custo de captação externa em oito meses está abrindo espaço para uma disparada nas emissões de empresas brasileiras de maior risco que nunca antes acessaram o mercado de renda-fixa internacional.

6 - Brasil está barato é o preferido na América Latina, afirma Credit Suisse. Em um extenso relatório de 156 páginas, os analistas do banco Credit Suisse deixaram clara a preferência para as ações brasileiras na América Latina. Das oito top picks listadas para a região em 2011, seis são brasileiras. Entre as small caps, o banco traz cinco entre as dez escolhas. “Mantemos a nossa preferência para o Brasil em relação ao México e outros países da América Latina”, revelam os 11 analistas que assinam o relatório.

7- Eletropaulo contrata BTG Pactual como formador de mercado. A Eletropaulo (ELPL4) anunciou a contratação do banco BTG Pactual para exercer a função de formador de mercado de suas acões preferenciais a partir desta quarta-feira (12). O prazo do contrato estabelecido é de um ano, prorrogável pelo mesmo período, caso não haja a manifestação contraria de qualquer uma das partes, conforme informa o comunicado.

8 - Vendas do comércio crescem pelo 7º mês seguido. Ao contrário da indústria, que tem apresentado resultados negativos, o comércio segue em franca expansão. Dados do IBGE (com ajuste sazonal) divulgados nesta quarta-feira (12) mostram crescimento de 1,1% em novembro na comparação com outubro, e de 9,9% ante o mesmo período de 2009. Foi o sétimo mês consecutivo de alta no varejo.

9 - Produção industrial da zona do euro amplia-se 1,2% em novembro de 2010 A produção industrial na zona do euro subiu 1,2% em novembro de 2010, seguindo elevação de 0,7% um mês antes. Na União Europeia, o indicador registrou ampliação de 1,4%, depois de avançar 0,4% em outubro. Os números constam de levantamento da agência de estatísticas Eurostat.

10 - Bolsas de NY sobem com receio menor sobre Europa. Os principais índices do mercado de ações dos EUA fecharam em alta, impulsionados por uma diminuição nos receios dos investidores com a crise das dívidas da Europa após o Japão anunciar que comprará mais de 20% dos bônus que serão oferecidos pela Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês) neste mês.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame