O que é a marcação a mercado? Entenda como funciona

Entenda como funciona a marcação a mercado e como ela pode fazer você perder dinheiro se resgatar um título do Tesouro antes do prazo
 (Artisteer/Getty Images)
(Artisteer/Getty Images)
D
Da Redação

Publicado em 17/12/2020 às 17:26.

Última atualização em 07/07/2022 às 14:45.

É possível perder dinheiro no Tesouro Direto. Mas o prejuízo ocorre só em caso de resgate antecipado. Isso acontece porque, entre a data da compra e a do vencimento, o preço do título vai variar seguindo as condições de mercado e as expectativas para a taxa de juro. Essa variação de preço se chama marcação a mercado.

O que é a marcação a mercado?

A marcação a mercado, também chamada de Market to Market ou MtM, é a atualização do preço de um ativo de renda fixa ou da cota de um fundo de investimento pelo seu preço de mercado. Essa variação serve para o investidor saber quanto receberia se resgatasse o título naquele dia.

Embora possa acontecer com todos os títulos de renda fixa, a marcação a mercado costuma preocupar mais investidores de títulos prefixados ou híbridos. 

Isso acontece porque o valor de face de um título (valor investido somado à rentabilidade), ou seja, quanto ele valerá no seu vencimento não se altera. Mas mudanças na taxa de juro, liquidez e na expectativa econômica podem fazer com que o valor que esse título custa hoje, também chamado de preço unitário ou PU, acabe sofrendo variações.

Se, por exemplo, os juros aumentarem, o PU diminuirá. Com isso, quem investiu quando as condições de mercado eram diferentes pode acabar observando um rendimento negativo na sua carteira.  

A boa notícia é que quem carrega o título até o vencimento receberá sempre o valor que foi combinado no começo. 

Veja Também

Onde investir o 13º salário em 2022
Minhas Finanças
Há 3 dias • 5 min de leitura

Onde investir o 13º salário em 2022