Inteligência Artificial

Adeus, internet? Futurista prevê novo ciclo tecnológico com potencial de remodelar nossa existência

Pesquisadora afirma que a sociedade terá um funcionamento ‘completamente diferente’ após passar por essa transição; entenda

 (Petri Oeschger/Getty Images)

(Petri Oeschger/Getty Images)

Isabel Rocha
Isabel Rocha

Jornalista

Publicado em 15 de março de 2024 às 13h55.

Inteligência Artificial, Ecossistemas Conectados das Coisas e Biotecnologia. Segundo a edição mais recente do Tech Trends Report, divulgado pela futurista Amy Webb durante sua apresentação no SXSW  24, estas são as três tecnologias que, juntas, estão impulsionando o surgimento de um novo movimento histórico.

“No começo do terceiro trimestre do ano passado minha equipe e eu percebemos que tinha uma nova tendência surgindo: um novo superciclo tecnológico”, disse a pesquisadora.

Na economia, um "superciclo" diz respeito a um período prolongado de demanda crescente, que pode se estender por décadas elevando o preço de commodities e ativos – e que é impulsionado por mudanças estruturais na produção de tecnologia disponível. Alguns exemplos de ciclos anteriores são o surgimento da eletricidade, das máquinas à vapor e da internet.

A diferença, segundo Webb, é que ao contrário dos ciclos passados, que foram impulsionados por uma única tecnologia, o atual está baseado na convergência de três tecnologias simultaneamente – sendo a inteligência artificial a base dessa transformação.

“Nós estamos passando por uma situação única, o que nos transforma no que eu chamo de 'geração T', a geração da transição. É um momento empolgante para estarmos vivos, porque a inteligência artificial é o presente, ela está aqui. Todos que estão vivos hoje fazem parte de uma grande transição. Então sim, o novo superciclo tecnológico já está aqui. E sim, ele vai mudar o curso da história humana”, afirmou.

Por tempo limitado: EXAME dá certificado para quem participar de treinamento gratuito sobre IA; garanta a sua vaga!

A hora de se preparar é agora

Ao longo de toda a sua apresentação, a futurista foi categórica ao afirmar que a sociedade terá um funcionamento completamente diferente depois de completar essa transição – mas reforçou que, desde que se capacitem para acompanhar esse processo, os seres humanos não perderão sua autonomia.

Em seu relatório, a mensagem fica ainda mais clara: “haverá vencedores e derrotados, aqueles que tomam as rédeas dessa mudança e aqueles que são engolidos por ela”, escreveu.

Capacite-se em IA: treinamento online e gratuito com certificado está com inscrições abertas

De olho nessa necessidade do mercado, a EXAME apresenta, entre os dias 20 e 26 de março, a série Inteligência Artificial: Carreira do Futuro. Trata-se de um treinamento virtual e gratuito, apresentado pela diretora de tecnologia da EXAME, Izabela Anholett.

“A tecnologia já está redefinindo as regras do jogo em todas as indústrias, transformando empregos, criando novas oportunidades e moldando o futuro do trabalho”, diz a executiva, que já acumula mais de 13 anos de experiência na área, em um dos vídeos de divulgação do projeto. “E a série Inteligência Artificial: Carreira do Futuro é a sua porta de entrada não apenas para entender, mas também para aplicar a IA no seu dia a dia profissional”, garante.

Vale salientar que não é necessário ter conhecimento prévio em tecnologia ou habilidades com programação para participar do treinamento: profissionais de qualquer setor que desejam aprender sobre IA podem participar. O único pré-requisito é possuir graduação completa em qualquer área de atuação.

QUERO  ACOMPANHAR A SÉRIE GRATUITA SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL!

  • Este conteúdo é apresentado por Faculdade EXAME
Acompanhe tudo sobre:branded marketing

Mais de Inteligência Artificial

As ações nada óbvias que podem se beneficiar pelo boom da IA

O brasileiro vai se adaptar a conversar com robôs, diz head de atendimento do BB

Uso de IA já não é mais uma escolha, diz Marcelo Braga, CEO da IBM

Lenovo lança primeiros notebooks Copilot+ com chips Snapdragon X no Brasil

Mais na Exame