A geração de imagem por IA está em outro nível — veja quais apps usar

Confira uma lista com as principais ferramentas para gerar imagens com inteligência artificial

Izabela Anholett
Izabela Anholett

Chief Technology Officer (CTO)

Publicado em 14 de julho de 2023 às 17h46.

Última atualização em 24 de julho de 2023 às 07h21.

De todas as ferramentas de inteligência artificial (IA) que vemos disponíveis no mercado, as dedicadas à geração de imagens são as que mais me impressionam.

Impressionam pela qualidade do que geram e que faz a foto ser crível para muitas pessoas, além da facilidade com que podem ser geradas por entenderem todos os objetos, preposições e cores que digitamos.

Esse tema na semana foi reacendido pela volta do app Remini que lotou todas as timelines de redes sociais com fotos de seus amigos com bebês no colo.

Eu mesma postei algumas e descrevi que eram criadas por IA, e ainda assim recebi muitas mensagens de parabéns – por mais incrível que possa parecer.

Fiz então uma seleção de mais alguns serviços que você pode usar para começar a brincar com imagens geradas por inteligência artificial, além do app Remini.

Confere essa lista:

Dall-e

O primeiro da lista precisava ser ele. Dall-e é o gerador de imagem da OpenAI e foi lançado bem antes do ChatGPT, em 5 de janeiro de 2021. No próprio site da ferramenta, eles dedicam um vídeo a explicar como a ferramenta aprendeu: foram milhares de imagens utilizadas para ensinar ao modelo o que era cada palavra que o usuário pode digitar.

A versão gratuita da plataforma confere um número de créditos por mês e você tem a opção de assinar para comprar mais e continuar usando sem limitações. O único porém: o inglês precisa estar afiado. O modelo funciona melhor nesse idioma.

(Imagem gerada por IA/Reprodução)

Midjourney

Você viu a foto do papa usando uma jaqueta puffer branca que viralizou em Março deste ano no Twitter e foi notícia de um pontífice fashion em diversas plataformas de mídia?

Esse é o poder que o Midjourney tem. Sem uma interface tão simples quanto as outras ferramentas, o Midjourney gera imagens ultra-realistas através de comandos dentro do Discord. Atualmente, o Midjourney não está mais gerando imagens sem você comprar uma assinatura, que começa em US$ 8.

(Imagem gerada por IA/Reprodução)

Clipdrop by stability.ai

Com diversas outras funções, o Clipdrop também pode ser utilizado para geração de imagens. Com uma interface simples com um campo para digitar o seu prompt, a ferramenta gera imagens realistas e que também podem confundir as pessoas.

Utilizei recentemente para gerar algumas imagens de um Golden Retriever usando óculos escuros: publiquei em um story e muitas pessoas acharam incrível como meu cachorro aceitou o óculos no rosto. Essa ferramenta você consegue utilizar de forma gratuita.

(Imagem gerada por IA/Reprodução)

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificial

Mais de Inteligência Artificial

Mark Zuckerberg sobre o atual momento da IA: não são apenas dados

OpenAI responde Elon Musk em acusação de que abandonou proposta de ser sem fins lucrativos

O que explica a queda da Nvidia na bolsa?

Netflix parece ter usado IA em documentário de 'true crime'

Mais na Exame