Técnicos da GE Celma fazem reparos em um motor aeronáutico. A unidade revisa cerca de 340 turbinas por ano (Divulgação / GE)
Pouca gente sabe, mas o Brasil é sede de um dos principais polos de manutenção de turbinas de avião do mundo. A planta fica em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, e recebe o nome de GE Celma. Ela é um dos cinco centros globais de manutenção de turbinas da GE Aviation, unidade operacional da GE voltada à fabricação de motores aeronáuticos e ao fornecimento de soluções e serviços para companhias do setor.
Desde que foi criada, há 62 anos, a GE Celma já revisou cerca de 8 000 turbinas para mais de 60 empresas aéreas, entre elas, as americanas Continental Airlines e US Airways, a holandesa KLM e as brasileiras TAM, Gol e Azul. Só no ano passado, foram revisadas 336 turbinas, ou seja, quase uma por dia.
Os destaques do centro de manutenção brasileiro são a rapidez e a agilidade. As turbinas que chegam aos galpões da GE Celma, em Petrópolis, são revisadas e devolvidas aos clientes em 60 dias, enquanto as outras quatro subsidiárias, situadas nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia, estabelecem um prazo de 80 dias para executar o serviço.
A viagem das turbinas
As turbinas vêm de todos os lugares do mundo e desembarcam no país no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo. De lá, seguem por terra para Petrópolis, numa viagem que dura por volta de 12 horas. A primeira etapa da revisão é a desmontagem para limpeza e inspeção do motor. Os mecânicos analisam cada um de seus 12 000 componentes em busca de possíveis defeitos.
Feita a revisão, a turbina é remontada e encaminhada ao banco de provas para realização de testes que simulam condições reais de operação do motor. Todas as reações do motor são registradas por softwares de última geração e avaliadas por uma equipe especializada. O equipamento só é devolvido ao cliente quando se constata que ele está em plenas condições de funcionamento.
Turbinada nos negócios
Além de prestar um serviço de reconhecida importância, a GE Celma tem ajudado a impulsionar a economia do Rio de Janeiro e, por que não dizer, do país. A unidade é uma das maiores exportadoras de serviços do Brasil e foi o primeiro centro da GE na América Latina a atingir 1 bilhão de dólares em vendas, em 2009. A partir de 2020, o centro terá capacidade de revisar 500 turbinas por ano, a maior entre todas as subsidiárias.