“O laço rosa é um símbolo global da luta contra o câncer de mama” (Divulgação / GE)
Apenas 40% dos adultos brasileiros conseguem enxergar o impacto dos maus hábitos, como tabagismo, consumo excessivo de álcool e sedentarismo, no aumento do risco do câncer de mama, doença que é a principal causa de morte por tumor entre as mulheres no país.
Essa é uma das principais conclusões de um estudo feito pelo Instituto Global de Pesquisa TNS, encomendado pela GE Healthcare. A maior parte dos entrevistados relacionou fatores associados ao estilo de vida ao aumento do risco de câncer de pulmão e de fígado, mas poucos fizeram associação entre os maus hábitos e o câncer de mama. A pesquisa TNS integra as ações da campanha #GetFit, um estímulo global da empresa para melhorar a qualidade de vida e reduzir a incidência de câncer. O estudo ouviu 1 000 pessoas de 16 a 64 anos no Brasil, Alemanha, China, Estados Unidos, França, Japão e Reino Unido.
Apoio familiar – O levantamento também mostrou que a família é a principal fonte de motivação, inspiração e influência para quem quer manter um estilo de vida saudável. Nove em cada dez brasileiros (87%) disseram que poderiam contar com seus familiares em situações de doença.
A rotina com relação ao autoexame da mama foi outro tópico abordado na pesquisa. No Brasil, 44% das mulheres responderam que não fazem o autoexame ao menos uma vez ao mês, contra 33% das britânicas e 42% das norte-americanas. O estudo, no entanto, constatou que as mulheres são mais conscientes do que os homens com relação ao autoexame.
Outubro Rosa – A GE apoia mais uma vez este ano o Outubro Rosa, uma campanha global sobre a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de mama. A principal ação será desenvolvida no Complexo Comercial do Tatuapé, integrado pelos shoppings Metrô Tatuapé e Metrô Boulevard Tatuapé, em São Paulo, em parceria com o projeto Mulheres de Peito.
Durante todo o mês de outubro, serão desenvolvidas atividades lúdicas de conscientização sobre o câncer de mama e, entre os dias 14 e 18, serão realizados exames de mamografia, em um caminhão do Hospital de Câncer de Barretos (SP), equipado com dois mamógrafos digitais. Os profissionais atenderão gratuitamente a população e farão até 80 exames por dia. Para participar, basta se inscrever no próprio shopping até o dia 11 de outubro.