Informe Publicitário

Maus hábitos geram 33,9 bilhões de dólares em gastos com câncer

Que escolhas ruins no estilo de vida causam prejuízos à saúde, todo mundo sabe

Os sistemas de saúde do mundo todo são impactados com o alto custo do tratamento da doença (Divulgação / GE/Divulgação)

Os sistemas de saúde do mundo todo são impactados com o alto custo do tratamento da doença (Divulgação / GE/Divulgação)

Que escolhas ruins no estilo de vida causam prejuízos à saúde, todo mundo sabe. O que uma pesquisa global acaba de revelar é que elas também oneram bastante o orçamento dos governos. Um estudo feito em dez países, inclusive no Brasil, mostrou que os maus hábitos contribuem com cerca de 33,9 bilhões de dólares por ano para os gastos relativos ao tratamento do câncer.

A pesquisa, feita pelo Instituto GfK Bridgehead sob encomenda da GE Healthcare, também apontou que a adoção de um estilo de vida saudável pela população poderia representar uma economia anual de 25 bilhões de dólares para os sistemas de saúde dos países pesquisados.

A pesquisa concentrou-se em quatro tópicos (álcool, tabaco, má nutrição e inatividade física) e focou três tipos de câncer (mama, pulmão e cólon). O levantamento integra as ações da campanha #GetFit, um estímulo da GE Healthcare para melhorar a qualidade de vida e reduzir a incidência do câncer.

O país mais impactado pelos maus hábitos são os Estados Unidos, onde o custo com o câncer consome anualmente 18,4 bilhões de dólares, 54% do valor apurado pela pesquisa. A China vem em segundo lugar, com 8,5 bilhões de dólares (25% do total), seguido de França, Alemanha e Turquia, com cifras próximas a 1,5 bilhão de dólares (4%).

No Brasil, os gastos com a doença giram em torno de 378 milhões de dólares por ano. Já a economia potencial caso a população optasse por hábitos saudáveis seria de 200 milhões de dólares, segundo a pesquisa.

“Esses dados reforçam como campanhas de educação em saúde contribuem para a promoção de escolhas de vida saudáveis e conscientização da importância do diagnóstico precoce”, afirma Daniela Antunes, diretora de comunicação da GE Healthcare para a América Latina. “Estudar formatos criativos e eficazes de comunicar essas informações pode permitir ao Brasil ampliar cada vez mais o acesso à saúde.”

Um terço dos casos de câncer pode ser prevenido e metade das mortes pela doença pode ser evitada por meio de escolhas saudáveis, como manter um peso adequado, não fumar, manter uma dieta equilibrada, fazer exercícios físicos e realizar check-ups periódicos. Mas, segundo revela a pesquisa, os maus hábitos estão disseminados pelo mundo.

Confira no infográfico abaixo os principais dados do estudo feito no Brasil, nos Estados Unidos, no Reino Unido, na França, na Alemanha, no Japão, na China, na Índia, na Arábia Saudita e na Turquia. 

Mais na Exame

;