(GTFoods/Divulgação)
exame.solutions
Publicado em 18 de janeiro de 2022 às 09h00.
Última atualização em 18 de janeiro de 2022 às 14h14.
Nesta terça-feira, 4, o Grupo GTFoods iniciou sua entrada no mercado de pescados, ampliando o portfólio comercializado pela Canção Alimentos. A marca possui, atualmente, um leque diversificado de produtos, como anéis de cebola, polenta, mandioca, pão de queijo, batata palito, filezinho de frango empanado, cação e a linha de cortes de frango IQF, que levam mais sabor e praticidade para a mesa dos brasileiros.
Segundo a empresa, essa nova empreitada é um passo importante na história do grupo, que, para expandir seus negócios, assumiu uma operação de abate de tilápias na cidade de Mandaguaçu, norte do Paraná. A iniciativa faz parte do planejamento estratégico da companhia e tem como objetivo consolidar a GTFoods entre as principais lideranças do mercado de peixes nos próximos cinco anos.
O movimento, que pode ser visto como uma tendência entre os gigantes do setor avícola, marca as atuais oportunidades da piscicultura, um segmento aquecido e com grandes expectativas de desenvolvimento. Segundo a Agência das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), por exemplo, o consumo per capita global de pescados deve subir em 5% na próxima década, demonstrando o potencial de um mercado que se beneficiará muito com a expertise e o modelo de negócios adotado pela cadeia produtiva do frango.
De acordo com a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), o mercado aquícola despontou, nos últimos dois anos, como um dos mais promissores do Brasil, movimentando, apenas em 2020, cerca de R$ 8 bilhões. Neste cenário, a tilápia ocupa lugar de destaque, sendo responsável por 60% da produção do setor. A espécie caiu no gosto do consumidor nacional, principalmente, por ser um alimento saudável e de fácil preparo.
O Grupo GTFoods está entre as cinco maiores empresas avícolas do país e entre as cinco maiores esmagadoras de raiz de mandioca. Agora, com o início das operações com pescados, segue em busca de novos mercados, de mais proximidade com seu público atual e, principalmente, da dianteira do segmento. A expectativa ─ para se tornar uma referência ─ é atender, com excelência, todos os consumidores que, como demonstrou pesquisa realizada pela Embrapa Pesca e Aquicultura no final de 2020, já estão acostumados a incluir peixes pelo menos uma vez por semana em sua alimentação. E mais: potencializar esse consumo aumentando a oferta de produtos de qualidade e contribuindo para que o setor alcance ainda mais desenvolvimento.