Van da Schnägg: startup recorreu à nuvem para começar a operar rapidamente (Divulgação/Schnägg)
Fundada em 2012 pela Kellermann.ch AG, empresa líder em produção de alimentos frescos na Suíça, a Blattwerk introduziu no país europeu um novo conceito de fast food. Sob a marca Schnägg, a companhia oferece, por meio de vans espalhadas pela capital, Zurique, saladas, sopas e sanduíches naturais ao custo de 1 schnägg – termo que os suíços usam para se referir a 5 francos suíços (o equivalente a 5 dólares).
Para dar início às operações, a startup, que tinha pressa para começar a operar antes da chegada do verão europeu, encontrou três desafios: criar um processo de compra wireless eficiente, encontrar fornecedores que fizessem as entregas a tempo e operar todo o processo de forma inteligente e econômica. Com a ajuda de empresas especializadas em soluções de TI, a Blattwerk encontrou, em um software em nuvem, uma solução para suas operações no varejo.
Com a nova tecnologia, a empresa conseguiu não só fazer um bom controle de estoque, como simplificar os pagamentos. Um aplicativo compatível com o sistema operacional iOS permite que os produtos sejam escaneados e pagos via smartphone. E, a nota fiscal, é enviada para uma caixa registradora wireless.
Com a solução em nuvem, a Blattwerk conseguiu se lançar no mercado em apenas três meses – metade do tempo que levaria se não contasse com essa tecnologia. Hoje, a plataforma de computação em nuvem dá suporte a cinco vans. “Graças à nuvem, conseguimos lançar nosso negócio de forma rápida e sem ter que fazer altos investimentos em hardware”, diz Erich Hoffmann, CEO da Blattwerk Convenience Food AG.