Acompanhe:

A nova edição da Série Cidadania Financeira, uma publicação do Banco Central, mostra uma diminuição significativa da desigualdade em indicadores de inclusão financeira. Os principais avanços estão no maior acesso e uso de serviços financeiros pelos brasileiros, principalmente considerando a população de menor renda.

Segundo o BC, o levantamento analisa os dados do Global Findex, o banco de dados da mais importante de pesquisa internacional sobre inclusão financeira do mundo e publicado regularmente pelo Banco Mundial, com a quarta edição da pesquisa realizada em 2021.

"A pesquisa indicou, por exemplo, um crescimento de 14 pontos percentuais entre 2017 e 2021 na quantidade de adultos detentores de conta em instituições financeiras no Brasil, com 84% dos respondentes relatando possuir conta em 2021. Considerando apenas o extrato de 40% mais pobres, o número evoluiu de 57% dos respondentes em 2017 para 82% em 2021", explica Lucas Iten Teixeira, do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira do Banco Central.

Já o crescimento no uso de pagamentos digitais no Brasil, incluindo os realizados com criptoativos, ajudou na redução da desigualdade entre os indicadores dos grupos mais ricos e mais pobres. Segundo o relatório, em 2017, 43% do grupo de menor renda utilizavam pagamentos digitais contra 68% dos mais ricos, uma diferença de 25 pontos percentuais. Em 2021, a diferença reduziu para 7 pontos percentuais, com 72% dos mais pobres utilizando pagamentos digitais.

"Alguns fatores podem estar relacionados a esse rápido crescimento da adoção de meios digitais pelos brasileiros: maior número de prestadores de serviço no mercado; expansão das fintechs, notadamente das IPs, evolução tecnológica, criação do Pix, aumento do acesso à internet e a smartphones pela população em geral", disse Diogo Nogueira Cruz, do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira do Banco Central.

Brasil e outros países

Quando comparado com outros países ou regiões, identificou-se no Brasil um percentual de brasileiros que poupam um pouco mais (46%) que a média da América Latina (42%), apesar do número ainda ser significativamente menor que a média dos países da OCDE (77%). Vale destacar que esta foi a primeira vez que o Brasil ultrapassou a média latino-americana.

Um outro grande desafio demonstrado no estudo diz respeito ao bem-estar financeiro. Apesar dos avanços, a pesquisa demonstra que o brasileiro apresenta um elevado nível de preocupação com as questões financeiras, principalmente com a possibilidade de não ter dinheiro suficiente para pagar contas mensais.

Além disso, a resiliência financeira dos brasileiros, mensurada pela facilidade de o cidadão lidar com choques financeiros inesperados, está bem abaixo da média dos países da OCDE. Dos países do grupo em que se encontra (renda média-alta), o Brasil está entre aqueles que têm a menor resiliência.

Para você que adora ler notícias de crypto, a Mynt é o aplicativo ideal para você. Invista e aprenda sobre crypto ao mesmo tempo com conteúdos descomplicados para todos os públicos. Clique aqui para abrir sua conta.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | TikTok

Créditos

Últimas Notícias

Ver mais
Empresa de criador do Twitter lança no Brasil "camada de segurança" para transações internacionais
Future of Money

Empresa de criador do Twitter lança no Brasil "camada de segurança" para transações internacionais

Há 5 horas

Em busca de brigadeiro e pão de queijo: fintech chilena capta US$ 9,3 milhões e chega ao Brasil
seloNegócios

Em busca de brigadeiro e pão de queijo: fintech chilena capta US$ 9,3 milhões e chega ao Brasil

Há 8 horas

Campos Neto: se as pessoas perderem confiança na âncora fiscal, a âncora monetária será afetada
Economia

Campos Neto: se as pessoas perderem confiança na âncora fiscal, a âncora monetária será afetada

Há 18 horas

Visa quer modernizar e baratear transações internacionais com nova tecnologia
Future of Money

Visa quer modernizar e baratear transações internacionais com nova tecnologia

Há 19 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais