Future of Money

Família de Trump é alvo de ataque hacker para promover golpe com criptomoedas

Nora e filha de ex-presidente dos EUA tiveram contas no X, antigo Twitter, hackeadas para divulgar golpe envolvendo projeto cripto

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Repórter do Future of Money

Publicado em 4 de setembro de 2024 às 11h43.

Tudo sobreCriptomoedas
Saiba mais

Lara e Tiffany Trump, respectivamente nora e filha do ex-presidente dos EUA Donald Trump, foram alvo na última terça-feira, 3, de um ataque hacker contra suas contas no X, antigo Twitter, que tinha como objetivo divulgar um golpe para roubar criptomoedas de seguidores das duas.

Os responsáveis pelo golpe se aproveitaram da aproximação recente entre Trump e o mercado de criptomoedas. O político passou a se autointitular um "criptopresidente" e defende o setor, além de ter anunciado um projeto envolvendo criptoativos chamado World Liberty Financial, que ganhou poucos detalhes.

Após os invasores ganharem acesso às contas de Lara e Tiffany, eles fizeram publicações divulgando links para sites falsos de acesso para o projeto. A estratégia costuma ser usada em golpes de phishing com criptomoedas, em que geralmente as vítimas acabam informando dados nesses sites ou conectando suas carteiras digitais, permitindo roubos.

Pouco depois das publicações, um dos filhos de Trump, Eric Trump, alertou os seguidores de que os links eram falsos: "Isso é um golpe! Os perfis da Lara e da Tiffany foram comprometidos!". Logo em seguida, as publicações foram deletadas e as contas ficaram temporariamente fechadas.

Eric Trump agradeceu à equipe do X e disse que as contas foram recuperadas "em uma questão de minutos". Ainda não está claro, porém, como os criminosos obtiveram acesso às contas. Lara Trump também é co-presidente do Comitê Nacional do Partido Republicano.

O que é a World Liberty Financial?

Até o momento, Donald Trump deu poucos detalhes do projeto, mas disse que ele faz parte de um esforço para "para garantir que os Estados Unidos sejam a capital mundial de criptomoedas". O site da iniciativa sinaliza a intenção de dar acesso a "oportunidades de investimento de alto retorno".

A iniciativa seria a "única plataforma de finanças descentralizadas [DeFi, na sigla em inglês]" apoiada por Donald Trump e permitiria a conexão de investidores com as "melhores ferramentas das finanças descentralizadas para realizar investimentos em cripto seguros e com alto rendimento".

O projeto está sendo comandado por dois filhos de Trump, Eric e Donald Jr. Enquanto mais detalhes não são divulgados, diversos golpes ganharam espaço no mercado cripto, tentando se aproveitar da popularidade do tema para atrair possíveis vítimas e roubar criptomoedas.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpCriptomoedasCriptoativos

Mais de Future of Money

Essa empresa quer arrecacadar US$ 200 milhões e investir tudo em bitcoin: entenda o porquê

“Nossa recomendação é não se alavancar”, diz especialista do BTG sobre criptomoedas

Ex-CEO da Binance ganha data para deixar prisão após condenação nos EUA

Criador da Ethereum diz que staking é "vital" para segurança do 2º maior blockchain do mundo