Future of Money

Após lançar piloto do Real Digital, Banco Central faz vídeo para explicar o que são criptoativos

Autarquia brasileira explica de forma simples e divertida o que são e como funcionam os ativos digitais como criptomoedas e NFTs; série de vídeos pretende abordar CBDCs e Real Digital

Real Digital será lançado no Brasil em 2024  (Reprodução/Reprodução)

Real Digital será lançado no Brasil em 2024 (Reprodução/Reprodução)

Mariana Maria Silva
Mariana Maria Silva

Repórter do Future of Money

Publicado em 17 de abril de 2023 às 18h22.

O Banco Central do Brasil publicou recentemente um vídeo no YouTube explicando o que são e como funcionam os criptoativos. Mencionando as criptomoedas e tokens não fungíveis (NFTs), a autarquia busca trazer luz para o tema, que ganhou destaque após o desenvolvimento do Real Digital.

Segundo o BC, os criptoativos são “ativos financeiros virtuais que ficam em uma rede descentralizada e que têm na criptografia a base de sua segurança”.

No caso, as redes descentralizadas que servem como base para os criptoativos são as DLTs. O Real Digital, desenvolvido pela autarquia com previsão de lançamento em 2024, irá operar na DLT Hyperledger Besu.

  • A PLATAFORMA CRYPTO BRASILEIRA QUE ACEITA PIX NO DEPÓSITO. Invista em criptomoedas e faça seus depósitos em reais com a segurança do Pix. A Mynt tem atendimento 24 horas, todos os dias; Acredite no poder da economia digital e saia na frente. Abra sua conta com taxa zero.
yt thumbnail

Citando a volatilidade, o estágio de desenvolvimento e a confiabilidade, o apresentador Gustavo explicou que as criptomoedas não têm uma entidade centralizadora, como os governos, para controlar e garantir o seu valor, por isso as grandes variações de preço.

“Uma criptomoeda que hoje não vale praticamente nada, daqui a muito pouco tempo pode valer milhares e milhares de reais. Mas o inverso também ocorre”, diz o vídeo.

Real Digital

O Banco Central pretende continuar a série de vídeos e pretende explicar também como funcionam as moedas digitais emitidas por bancos centrais (CBDCs), como é o caso do próprio Real Digital. A moeda digital brasileira tem previsão de lançamento em 2024, mas o seu projeto piloto já está em andamento. Segundo especialistas, sua adoção pode ser ainda mais rápida do que o Pix.

Segundo Gustavo, as CBDCs tem a capacidade de “juntar as vantagens de uma rede descentralizada com a confiabilidade e a estabilidade de uma moeda tradicional como o dólar, euro e o real”.

Além das CBDCs, existem também as stablecoins, ou criptomoedas de valor estável. Elas podem ser lastreadas e acompanhar o valor de uma série de ativos, como o dólar, euro e o ouro. No Brasil, o banco BTG Pactual anunciou recentemente o lançamento do BTG Dol, stablecoin que acompanha o dólar norte-americano.

A PLATAFORMA CRYPTO BRASILEIRA QUE ACEITA PIX NO DEPÓSITO. Invista em criptomoedas e faça seus depósitos em reais com a segurança do Pix. A Mynt tem atendimento 24 horas, todos os dias; Acredite no poder da economia digital e saia na frente. Abra sua conta com taxa zero.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:CriptoativosCriptomoedasBanco CentralDrex (Real Digital)

Mais de Future of Money

Senadora pede explicação para venda de bitcoin pelos EUA e alerta para prejuízos anteriores

Próximo secretário do Tesouro dos EUA afirma ser contra criação de Dólar Digital

Criptomoeda meme dogecoin pode ganhar ETF nos EUA ainda em 2025, diz empresa

Tether, maior empresa de stablecoins do mundo, anuncia mudança de sede para El Salvador