ESG

Apoio:

logo_unipar_500x313
logo_espro_500x313
Logo Lwart

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Marcos Jank se une a startup que fatura com a proteção à Amazônia

Coordenador do Insper Agro Global entra para o conselho da Agrotools, que cresceu 60% em 2020 com a preocupação mundial com a floresta

Equipe da Agrotools: a startup conseguiu crescer 60% no segundo trimestre de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado (Agrotools/Divulgação)

Equipe da Agrotools: a startup conseguiu crescer 60% no segundo trimestre de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado (Agrotools/Divulgação)

RC

Rodrigo Caetano

Publicado em 24 de janeiro de 2021 às 09h48.

Com o meio ambiente e a proteção à Amazônia em pauta, a startup brasileira Agrotools viu seus negócios darem um salto em 2020. A empresa, especializada na digitalização de dados do campo, cresceu 60% no segundo trimestre do ano passado. Isso porque, além de munir produtores com informações sobre como está se comportando o campo, ela oferece uma nálise do comportamento de uso das terras, o que permite verificar a origem das commodities agrícolas – por exemplo, se foram produzidas em área de desmatamento.

As empresas do futuro estão aqui. Conheça os melhores investimentos em ESG na EXAME Research

A partir dessas perspectivas, a startup vem atraindo nomes de peso para seu conselho. O corpo de especialistas já conta com Rodrigo Kede, líder executivo da Microsoft na América Latina e ex-líder da IBM na América do Norte; Pedro Paulo de Campos, sócio-fundador do Pátria Investimentos e executivo do JP Morgan e da GE Capital; e Renato Ramalho, CEO da KPTL, maior gestora de venture capital brasileira, com 1 bilhão de reais em carteira. Agora, esse time passa a contar com Marcos Jank, coordenador do centro Insper Agro Global, um dos mais respeitados think thanks do país.

O que atraiu Jank para a startup foi a capacidade de oferecer soluções que promovam a sustentabilidade no campo. “A Agrotools está desenvolvendo tecnologias que serão extremamente úteis para as grandes pautas que o agronegócios terá de enfrentar nos próximos anos, particularmente nos temas de sustentabilidade e mudanças do clima”, afirmou Jank.

Grandes redes já utilizam os serviços da startup, entre elas McDonald’s, Walmart e Carrefour. Ao todo, são mais de 120 clientes e cerca de 200 milhões de hectares monitorados. Um terço das receitas da startup vem da exportação de produtos, o que ajuda em um momento de desvalorização do real frente ao dólar. Hoje, além do Brasil, a companhia opera na Austrália, no Paraguai e na Argentina. “Estou convencido de que a inovação vem da adversidade. Como temos muita no Brasil, nossas soluções estão muito na frente de outros países”, afirma Sergio Rocha, fundador da Startup.

Em abril, para acelerar o crescimento, a companhia recebeu um investimento de valor não divulgado da gestora KPTL. Nos próximos meses, a meta é fazer uma nova rodada de captação de recursos para, possivelmente, adquirir outras empresas do mercado de tecnologia agrícola.

A empresa hoje tem 100 funcionários, todos trabalhando remotamente desde o começo da pandemia. “Somente nos primeiros seis meses deste ano vendemos, em novos contratos, o equivalente a 70% do faturamento total do ano anterior. Até o final do ano, pretendemos vender mais de 200% do faturamento do ano anterior”, diz Rocha.

Assine a newsletter Exame.ESG e descubra como a sustentabilidade empresarial impacta diretamente a performance de seus investimentos 

                         

                        

De 0 a 10 quanto você recomendaria Exame para um amigo ou parente?

                        

                        

                            

                            

                            

                            

                            

                            

                            

                            

                            

                            

                            


                        

                        Clicando em um dos números acima e finalizando sua avaliação você nos ajudará a melhorar ainda mais.

                

Acompanhe tudo sobre:AmazôniaInsperStartups

Mais de ESG

Mata Atlântica perdeu 200 mil campos de futebol de vegetação em uma década, diz estudo

Nova iniciativa pode destravar mercado de carbono regulado no Brasil

No Dia de São Valentim, o chocolate pesa no bolso – e a culpa é das mudanças climáticas

Melhores do ESG 2025: entenda e saiba como participar