Esfera Brasil
Um conteúdo Esfera Brasil

Diretor da Policia Federal fala sobre segurança dos candidatos

Márcio Nunes de Oliveira disse que até 400 agentes vão acompanhar os políticos todos os dias

 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Os candidatos à Presidência da República têm o suporte da Polícia Federal para garantir a segurança durante o período da campanha eleitoral. A operação teve início no dia 16 de agosto e a expectativa é que sejam empregados 300 a 400 agentes diariamente para acompanhar os candidatos.

O diretor da Polícia Federal, Márcio Nunes de Oliveira, em entrevista à Esfera Brasil, contou um pouco sobre como é feito esse trabalho: “Em qualquer lugar do Brasil que o candidato esteja, ele pode contar com a segurança da PF, com equipes de coordenação aproximada e equipes de execução com vários policiais.”

Para o planejamento das eleições deste ano, foram considerados estudos técnicos conforme a situação atual do país, além da criação de um Sistema Integrado de Proteção aos Presidenciáveis (SIPP), que fará relatórios de risco para tomar as melhores decisões de proteção aos aspirantes.

O investimento na ação deste ano foi estimado em R$ 57 milhões e contará com coletes à prova de balas, carros blindados e equipamentos de radiocomunicação.

Oliveira disse ainda que com exceção do presidente da República, que a segurança é realizada pelo Gabinete de Segurança Institucional, o GSI, todos os demais candidatos [a presidente] têm a possibilidade de contar com a segurança da PF.

“Nós ofertamos a todos os candidatos e aqueles que tiverem interesse, nós faremos essa segurança aproximada durante todo o período da campanha. Temos equipes de coordenação, equipes aproximadas, equipes de execução, com vários policiais. Em qualquer lugar do Brasil que esse candidato esteja, ele contará com nossa segurança aproximada.”

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2022Polícia Federal

Mais de Esfera Brasil

BNDES monta escritório em Porto Alegre para apoio a empresários gaúchos

Utilização de fontes renováveis de energia garante economia de R$ 6,5 mi à Multiplan

Governo já trabalha nos sistemas para apuração e distribuição do IBS e da CBS

Brasil precisa de soluções integradas para infraestrutura resiliente

Mais na Exame