Exame Logo

VSE e Scania acertam cooperação tecnológica

Por Alessandra Saraiva Rio - A Vale Soluções em Energia (VSE), empresa criada a partir de uma associação entre a Vale e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em 2007, assinou com a Scania memorando de entendimento para acordo de cooperação tecnológica para o desenvolvimento, no Brasil, de motores para geração de […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 27 de novembro de 2009 às 12h40.

Por Alessandra Saraiva

Rio - A Vale Soluções em Energia (VSE), empresa criada a partir de uma associação entre a Vale e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em 2007, assinou com a Scania memorando de entendimento para acordo de cooperação tecnológica para o desenvolvimento, no Brasil, de motores para geração de eletricidade a partir do etanol e do gás natural. A informação foi divulgada hoje em comunicado conjunto da Vale com a Scania. O memorando foi assinado em Estocolmo, na Suécia.

Veja também

Segundo comunicado das duas empresas, por meio da parceria, a VSE transformará os motores básicos da Scania em motores para diversas aplicações, entre as quais geradores de energia limpa, utilizando como combustível o etanol ou etanol combinado com gás natural. No informe, as companhias informam que, futuramente, os motores serão utilizados para gerar eletricidade e mover bombas e compressores em maquinários utilizados nas indústrias de mineração e agricultura. As empresas estimam que o mercado brasileiro para motores estacionários nestes segmentos é estimado em 3 mil unidades por ano.

Ainda segundo o informe das duas companhias, o acordo entre a Scania e a VSE foi assinado na presença da Ministra da Indústria sueca, Maud Olofsson, e do Ministro das Minas e Energia, Edson Lobão. De acordo com o comunicado, Lobão visitou a fábrica da Scania para conhecer como a empresa tem trabalhado para reduzir o impacto ambiental de seus produtos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame