Economia

Vox Populi aponta Lula 30 pontos na frente de Serra

A primeira pesquisa Vox Populi, para o Correio Braziliense, feita após o primeiro turno da eleição mostra que Inácio Lula da Silva (PT) com o dobro das intenções de voto declaradas em favor do candidato José Serra (PSDB). Lula aparece com 60% e Serra, com 30% dos eleitores consultados. De todos os entreistados, 4% não […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h11.

A primeira pesquisa Vox Populi, para o Correio Braziliense, feita após o primeiro turno da eleição mostra que Inácio Lula da Silva (PT) com o dobro das intenções de voto declaradas em favor do candidato José Serra (PSDB). Lula aparece com 60% e Serra, com 30% dos eleitores consultados. De todos os entreistados, 4% não souberam responder em quem vão votar, e 6% declararam voto branco ou nulo.

Na pesquisa espontânea, aquela em que o eleitor diz em que vai votar sem olhar as opções, Lula foi citado por 58% dos entrevistados e Serra por 27%. O número de indecisos, brancos e nulos nessa pesquisa fica em 15%. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. A pesquisa foi feita entre 10 e 11 de outubro, em 155 municípios, com 2.502 eleitores.

Nos votos válidos, Lula teria hoje 66,5% e Serra 33,5%. "No fundo, os votos de Garotinho e Ciro dividiram-se de forma mais favorável a Lula. Isso tem a ver com o fato de que ambos passaram a apoiá-lo", afirmou o cientista político Marcos Coimbra, diretor do instituto Vox Populi ao Correio Braziliense.

Dos 2.502 entrevistados, 44% disseram não votar no candidato do PSDB "de jeito nenhum". Outros 13% disseram ser muito difícil votar nele. Só aí são 57% dos eleitores. A situação de Lula é bem melhor. Apenas 22% disseram que não há a hipótese de votar no petista, enquanto 7% disseram ser muito difícil optar por ele. São 39% do eleitorado uma margem que Serra pode alcançar sem muita dificuldade e que ainda assim não o levaria a ultrapassar Lula.

Dos 60% que declararam o voto a Lula, 89% disseram que não mudam o voto. Deste universo, 9% afirmaram que está quase decidido e apenas 2% disseram ser provável mudar de opinião. Em relação aos eleitores de Serra, 83% declararam não mudar de voto. Outros 11% disseram estar quase decididos e 6% consideram a hipótese de trocar de candidato.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Copom: mercado espera alta de 0,25 ponto percentual da Selic, mas diverge sobre tamanho do ciclo

MDIC quer ampliar Programa Reintegra a partir de 2025, diz Alckmin

Selic deve subir 0,25 ponto percentual e tamanho do ciclo depende dos EUA, diz economista da ARX

Lula sanciona projeto de desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia