Economia

Com volta do IPI, alguns carros podem faltar em março

São Paulo - O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Jackson Schneider, recomendou hoje aos consumidores que não deixem para comprar carros no mês de março, último mês em que vigorará a alíquota reduzida de Imposto sobre Produtos Industriais (IPI), válido para veículos bicombustível (flex). O IPI, que hoje está em […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.

São Paulo - O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Jackson Schneider, recomendou hoje aos consumidores que não deixem para comprar carros no mês de março, último mês em que vigorará a alíquota reduzida de Imposto sobre Produtos Industriais (IPI), válido para veículos bicombustível (flex). O IPI, que hoje está em 3% para carros flex, retornará à alíquota de 7% no dia 1.º de abril. "Sugiro ao consumidor que vá já às concessionárias se quiser comprar carros, porque em março pode haver falta de algum tipo de modelo ou cor. Não deixem para a última hora", disse Schneider.

O estoque de veículos, somando indústrias e concessionárias, subiu de 26 dias em dezembro para 36 dias em janeiro. Na indústria, o estoque em janeiro ficou em 57.352 veículos, o que corresponde a 8 dias de estoques. Nas concessionárias, o estoque foi de 201.937 veículos, o equivalente a 28 dias.

Para Schneider, o aumento dos estoques reflete a precaução das concessionárias com as vendas a partir do fim de fevereiro e no mês de março, justamente em razão do fim da redução do IPI. Segundo ele, a indústria já espera que haja um ajuste nas vendas nos meses de abril e maio. "Deve haver uma acomodação do mercado", disse.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Setor público tem déficit de R$ 21,4 bi em agosto

Haddad diz que até 600 sites de bets vão sair do ar nos próximos dias

Boletim Focus: Mercado eleva projeção da Selic e vê taxa de juros em 11,75% no fim de 2024