Economia

Vitória do Brasil contra subsídio agrícola;pode provocar novas disputas

A vitória do Brasil contra os subsídios à produção de algodão nos Estados Unidos poderá provocar novas disputas na Organização Mundial do Comércio (OMC). A avaliação, publicada no jornal britânico Financial Times que, em editorial, considerou a vitória brasileira "muito bem-vinda" , aponta a possibilidade de a condenação da prática do governo americano servir como […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h10.

A vitória do Brasil contra os subsídios à produção de algodão nos Estados Unidos poderá provocar novas disputas na Organização Mundial do Comércio (OMC). A avaliação, publicada no jornal britânico Financial Times que, em editorial, considerou a vitória brasileira "muito bem-vinda" , aponta a possibilidade de a condenação da prática do governo americano servir como exemplo durante as negociações da Rodada de Doha e acabar forçando a redução de outros subsídios de países desenvolvidos.

A decisão da OMC a favor das reclamações do Brasil pode ainda ser aproveitada para se discutir outros subsídios agrícolas, segundo o Financial Times. O próprio governo brasileiro já começou um outro debate, dessa vez contra a ajuda financeira da União Européia para os produtores de açúcar. Ainda que preliminar, o relatório divulgado na segunda-feira (26/4) não deve ser alterado de forma significativa até a divulgação do texto definitivo, em junho, segundo afirmou o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim.

Os produtores americanos receiam que a decisão da OMC sobre o algodão provoque um precedente para todos os subsídios agrícolas. "Os programas que temos para algodão também são usados para outras commodities", afirmou o consultor americano, Paul Drazek ao jornal britânico.

Na avaliação do consultor da MB Associados Glauco Carvalho, também ouvido pelo jornal, "os países desenvolvidos irão perceber que não podem manter os subsídios e que precisam se preparar para mais brigas na OMC".

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

MDIC quer ampliar Programa Reintegra a partir de 2025, diz Alckmin

Selic deve subir 0,25 ponto percentual e tamanho do ciclo depende dos EUA, diz economista da ARX

Lula sanciona projeto de desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia

Haddad vê descompasso nas expectativas sobre decisões dos Bancos Centrais globais em torno dos juros