Economia

Vendas em shopping crescem 2% no primeiro trimestre

As lojas de shopping venderam 2% a mais no primeiro trimestre do ano, em comparação com o mesmo período de 2002. O dado foi divulgado pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) nesta terça-feira (8/4). O levantamento da associação incluiu diversos segmentos, mas o vestuário tem maior peso, com 50% do total de lojas […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h27.

As lojas de shopping venderam 2% a mais no primeiro trimestre do ano, em comparação com o mesmo período de 2002. O dado foi divulgado pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) nesta terça-feira (8/4).

O levantamento da associação incluiu diversos segmentos, mas o vestuário tem maior peso, com 50% do total de lojas de shopping. Magazines e lojas de departamento, por sua vez, foram os que apresentaram os crescimentos mais significativos.

Sem considerar as inaugurações, ou seja, levando em conta a mesma base de lojas considerada no levantamento em 2002, foi registrado um empate nas vendas. A Alshop diz que historicamente o primeiro trimestre é o de mais baixo crescimento do ano. Além disso, fatores como o cenário econômico interno, com juros altos, crédito escasso, queda da renda dos consumidores e as condições típicas destes meses, como férias, liquidações, entressafra das coleções e o Carnaval contribuíram para este resultado, segundo a associação.

Mesmo com as liquidações, que geralmente favorecem uma melhora nas vendas, o mês de março também registrou vendas estáveis, situação provocada, de acordo com a Alshop, pela elevação dos compulsórios aliada a uma nova alta de juros. Apesar disso, a entidade espera que no próximo trimestre haja uma melhora - acima dos 2% - nas vendas, devido ao Dia das Mães e ao Dia dos Namorados.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Vendas no comércio recuam 0,4% em novembro

Disseminação de fake news sobre Pix preocupa Banco Central

Indústria nacional recua 0,6% em novembro e dá sinais de perda de dinamismo, avaliam economistas

Governo deve aumentar teto de juros consignado do INSS após alerta de bancos