EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h25.
Empresários do varejo estão pessimistas em relação ao Dia dos Pais. Sondagem feita com empresários do varejo, principalmente de moda masculina e calçados, pelaa Alshop (Associação Brasileira de Lojista de Shopping) mostra que as vendas nesta data devem ser de 2% a 3% menores que no mesmo período do ano passado.
Esta previsão, segundo Nabil Sahyoun, presidente da Alshop, reflete o próprio desempenho da economia brasileira, aliada a redução do poder aquisitivo e a preocupação com a perda do emprego que cria um cenário desfavorável para o consumo. Em contrapartida, o preço médio das mercadorias deve aumentar entre 15% a 20% em função do custo da matéria-prima e poderá ocorrer queda no número de peças vendidas comparado ao mesmo período do ano passado.
A associação afirma também que, com a ausência das baixas temperaturas, os consumidores podem ser beneficiados com as liquidações que podem gerar descontos de até 50%.
Web
Em contrapartida, o mundo virtual espera vender mais neste ano. O Submarino estima um aumento de até 40% nas vendas do Dia dos Pais em relação ao mesmo período do ano passado. A loja de varejo da internet colocou no ar a página especial "O dia-a-dia do meu pai", com dicas especiais. A empresa também pretende incrementar as vendas com uma promoção cultural para a data.
Levantamento feito pelo site de comparação de preços BuscaPé mostra que o número de ofertas de produtos on-line subiu aproximadamente 300% no período de duas semanas que antecedem o Dia dos Pais do ano passado para este ano. A pesquisa leva em conta a lista dos 15 produtos mais procurados para o Dia dos Pais do ano passado.
O mesmo levantamento apurou um aumento médio nos preços dos produtos na Internet de 31% do Dia dos Pais do ano passado para esse ano.