Exame Logo

Vale não tem pressa na negociação de preço do minério

A Vale não tem pressa para concluir as negociações sobre o preço de referência do minério de ferro para 2010, segundo a agência de notícias estatal chinesa Xinhua, que citou o diretor executivo para minerais ferrosos da companhia, José Carlos Martins. A companhia não tem pressa porque a maior parte de seus contratos de fornecimento […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.

A Vale não tem pressa para concluir as negociações sobre o preço de referência do minério de ferro para 2010, segundo a agência de notícias estatal chinesa Xinhua, que citou o diretor executivo para minerais ferrosos da companhia, José Carlos Martins. A companhia não tem pressa porque a maior parte de seus contratos de fornecimento de minério de ferro vence apenas em abril, disse Martins, de acordo com a Xinhua.

Falando a repórteres durante a cerimônia que marcou o patrocínio da Vale ao pavilhão brasileiro do 2010 World Expo, em Xangai (China), Martins afirmou que as vendas de minério de ferro da Vale têm sido boas e estimou que o volume em 2009 deverá exceder as 280 milhões de toneladas vendidas em 2008. Martins atribuiu o aquecimento das vendas à recuperação da demanda na Europa e ao aumento das importações por países asiáticos, incluindo a China.

Veja também

A Vale já foi a mineradora que liderou as negociações sobre o preço do minério com as siderúrgicas, mas tem dado espaço às anglo-australianas BHP Billiton e Rio Tinto desde o ano passado. As negociações entre mineradoras anglo-australianas e siderúrgicas chinesas vêm se tornando cada vez mais ásperas, à medida que a China tenta ter um maior poder sobre a determinação dos preços da commodity.

Com informações da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame