Exame Logo

Um homem de mil polêmicas

Cassação de políticos e relacionamentos suspeitos com empresários são alguns dos episódios que envolvem o procurador da República Luiz Francisco de Souza

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h11.

A participação do empresário Luís Roberto Demarco na redação de uma ação movida contra o grupo Opportunity velho desafeto de Demarco é apenas mais uma das várias polêmicas em que o procurador da República Luiz Francisco de Souza se envolveu ao longo de sua carreira. Em seu currículo, figuram episódios como as cassações do ex-deputado federal Hildebrando Pascoal, suspeito de ligação com o narcotráfico, e do ex-senador Luiz Estevão.

A queda de Luiz Estevão custou também o mandato do senador Antônio Carlos Magalhães. Suspeita-se que o procurador esteja envolvido no vazamento à imprensa das gravações em que ACM admitia ter lido a lista de votação da seção que cassou o mandato de Luiz Estevão. Para escapar ele próprio da perda de seu mandato, ACM renunciou ao cargo em maio de 2001. No ano passado, Luiz Francisco também foi destaque na mídia, ao discutir com o senador Jorge Bornhausen durante a CPI do Banestado.

Veja também

Formado em Direito, Luiz Francisco iniciou sua carreira como advogado da Caixa Econômica Federal, em 1993. No mesmo ano, foi aprovado como promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal. Em 1995, ingressou na Procuradoria da República. Antes de entrar para o Judiciário, o procurador desejava ser seminarista. Quando jovem, chegou a integrar o noviciado dos jesuítas no município paranaense de Cascavel.

A inclinação religiosa, porém, não o abandonou mesmo após mudar de carreira. O folclore que cerca o procurador inclui o surrado Fusca 85 branco que possui. Ele também gasta a maior parte do salário ajudando parentes e instituições de caridade. Seu único luxo são os mais de 10 mil livros que mantém no apartamento de Brasília, onde mora com os pais até hoje. Seus temas preferidos são política, sociologia, direito, teologia, entre outros.

Além de leitor, Luiz Francisco também é escritor. No início do ano, ele publicou o livro "Socialismo uma utopia crist", pela editora Casa Amarela. O calhamaço de 1 149 páginas repete a teses (já elaborada por outros autores) de que o cristianismo e o socialismo são compatíveis.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame