Economia

UE vai propor criação de agência conjunta bancária em 2013

A agência poderá socorrer ou fechar bancos em dificuldades, disse o comissário encarregado da regulação financeira, Michel Barnier

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de outubro de 2012 às 12h10.

Viena - A Comissão Europeia vai apresentar uma proposta no próximo ano para a criação de uma agência conjunta para socorrer ou fechar bancos em dificuldades, disse o comissário encarregado da regulação financeira, Michel Barnier, nesta segunda-feira.

Barnier disse a repórteres que líderes da União Europeia fecharão uma proposta até o fim do ano, conforme acordado, para adotar a supervisão bancária comum na zona do euro, cuja implementação se seguiria em 2013 e 2014.

Após isso, a entidade seguirá com os planos para encarar os bancos em dificuldade, fazendo com que os bancos --e não os contribuintes-- paguem pelos problemas que surgem no setor financeiro.

O Banco Central Europeu está pronto para assumir a responsabilidade pela supervisão de mais de 6 mil bancos na zona do euro, embora os supervisores nacionais devam manter a maioria das tarefas de fiscalização rotineiras.

Acompanhe tudo sobre:BancosCrise econômicaEuropaFinançasUnião Europeia

Mais de Economia

Novos dados aumentam confiança do Fed em desaceleração da inflação, diz Powell

Lula pede solução de contradições de europeus para acordo com Mercosul

Crescimento econômico da China desaponta e pressiona Xi Jinping

Prévia do PIB: IBC-Br sobe 0,25% em maio, após estabilidade em abril

Mais na Exame