Economia

UE e legisladores fecham acordo preliminar sobre orçamento

Parlamentares da União Europeia e o bloco chegaram a acordo preliminar sobre orçamento de 2015, na condição de que o órgão executivo quite contas não pagas


	Bandeiras da União Europeia: dívidas europeias totalizam mais de 20 bilhões de euros
 (Emmanuel Dunand/AFP)

Bandeiras da União Europeia: dívidas europeias totalizam mais de 20 bilhões de euros (Emmanuel Dunand/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de dezembro de 2014 às 19h49.

Bruxelas - Parlamentares da União Europeia e o bloco de 28 países da UE chegaram a um acordo preliminar sobre o orçamento do próximo ano, na condição de que o órgão executivo do grupo encontre uma maneira de quitar as contas não pagas, totalizando mais de 20 bilhões de euros.

Os dois lados chegaram a um impasse no mês passado depois que os governos da UE rejeitaram uma demanda por parte do Parlamento Europeu de usar multas antitruste para pagar as contas.

Os legisladores disseram nesta segunda-feira que cabe agora à Comissão Europeia tomar medidas para reduzir as contas não pagas, que saltaram para 23,4 bilhões de euros no início deste ano, ante 5 bilhões de euros em 2010.

"Negociadores do Parlamento concordaram com o orçamento de 2015 com a condição de que a Comissão apresente um plano para reduzir o montante das dívidas a um nível sustentável em 2016", informou o legislador em um comunicado.

Os dois lados concordam em um total de 141,2 bilhões de euros de gastos europeus no próximo ano. A aprovação formal do acordo está prevista em uma sessão parlamentar no período de 15 a 18 de dezembro.

Acompanhe tudo sobre:EuropaOrçamento federalUnião Europeia

Mais de Economia

Cigarro mais caro: governo aumenta imposto e eleva preço mínimo do maço

Análise: Sem clareza sobre o ajuste fiscal, alta de juros em 2024 entra no radar dos diretores do BC

Plano Real, 30 anos: Armínio Fraga, o tripé macroeconômico e os desafios de manter o plano vivo

Com Selic a 10,5% ao ano, Brasil está entre os três países com maior taxa de juro real do mundo

Mais na Exame