Economia

Trump nega possibilidade de suspensão de tarifas em negociação com a China

As coisas estão indo muito bem com a China e com o comércio, disse o presidente americano

Trump: houve alguns relatos falsos sobre sanções sendo removidas (Kevin Lamarque/Reuters)

Trump: houve alguns relatos falsos sobre sanções sendo removidas (Kevin Lamarque/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 19 de janeiro de 2019 às 17h08.

Nova York - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste sábado que relatos de que as negociações comerciais com a China incluiriam a suspensão de tarifas impostas ao país asiático não são verdadeiros. O presidente se referiu a essas tarifas como "sanções".

"As coisas estão indo muito bem com a China e com o comércio", disse Trump a repórteres. "Houve alguns relatos falsos sobre sanções sendo removidas. Levamos enormes quantias de dinheiro para os Estados Unidos por causa das sanções e vamos ver como as coisas avançam. E, se fizermos um acordo, certamente não teremos sanções", disse o presidente, expressando otimismo com o progresso das discussões.

O Wall Street Journal informou na quinta-feira, citando fontes familiarizadas com o assunto, que a ideia de suspender tarifas em parte ou totalmente foi proposta pelo secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, em uma série de reuniões estratégicas.

A reportagem acrescentou que o representante de Comércio dos EUA, Robert Lighthizer, está preocupado que qualquer concessão possa ser vista como um sinal de fraqueza. As questões comerciais foram apontadas como o maior obstáculo para altas nos mercados de ações em 2019, e a possibilidade de remoção de tarifas levou os índices de ações a máximas na quinta-feira. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:ChinaDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Guerras comerciais

Mais de Economia

Reforma tributária: videocast debate os efeitos da regulamentação para o agronegócio

Análise: O pacote fiscal passou. Mas ficou o mal-estar

Amazon, Huawei, Samsung: quais são as 10 empresas que mais investem em política industrial no mundo?

Economia de baixa altitude: China lidera com inovação