Exame Logo

Trump ameaça Canadá por dificultar produtores de leite dos EUA

"O Canadá fez com que os negócios para nossos produtores de leite em estados fronteiriços sejam muito difíceis", denunciou o presidente americano

Leite: o governo de Trump anunciou sua decisão de impor uma tarifa de 20% sobre as importações de madeira macia procedente do Canadá (Scott Olson/Getty Images)
E

EFE

Publicado em 25 de abril de 2017 às 13h50.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , acusou nesta terça-feira o Canadá de dificultar o comércio dos produtores de leite de Wisconsin e outros estados do país, ao alertar de que não vai tolerar que isso continue acontecendo.

"O Canadá fez com que os negócios para nossos produtores de leite em Wisconsin e outros estados fronteiriços sejam muito difíceis. Não vamos tolerar isso. Observem!", disse Trump em uma mensagem em sua conta pessoal no Twitter.

Veja também

Nesta segunda-feira, o governo de Trump anunciou sua decisão de impor uma tarifa de 20% sobre as importações de madeira macia procedente do Canadá, após argumentar que não conseguiu chegar a um acordo a respeito com o país vizinho.

Em uma entrevista ao jornal "The Wall Street Journal", o secretário de Comércio dos EUA, Wilbur Ross, detalhou que o Canadá já foi notificado da decisão de Trump e que a tarifa será aplicada retroativamente.

A indústria madeireira dos EUA tem se queixado durante décadas de que o Canadá subsidia seus produtores para vender sua madeira a preços inferiores aos do mercado.

A ameaça de Trump acontece enquanto os dois países se preparam para renegociar o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA), assinado há mais de duas décadas e do qual também o México faz parte.

O NAFTA "é um desastre comercial", reiterou Trump na semana passada.

Até agora as críticas mais duras de Trump sobre os efeitos danosos do tratado eram para o México, mas nos últimos dias o presidente americano se centrou em acusar o Canadá de prejudicar os agricultores e produtores de leite de seu país.

Por outro lado, Trump prevê assinar hoje uma ordem executiva na qual ordena que sua equipe revise as políticas e leis que regulam o setor agrícola do país, a fim de acabar com as normas que possam "diminuir o crescimento econômico" dos "Estados Unidos rurais".

Acompanhe tudo sobre:CanadáDonald TrumpEstados Unidos (EUA)

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame