Economia

Tombini: PIB do 2º trimestre indica convergência da inflação para a meta em 2012

Presidente do BC não fez comentários sobre a redução dos juros

Tombini: "Empresariado está confiante nas perspectivas para a economia brasileira" (Wilson Dias/ABr)

Tombini: "Empresariado está confiante nas perspectivas para a economia brasileira" (Wilson Dias/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2011 às 13h46.

São Paulo - Ao comentar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, disse que o cenário é de convergência da inflação para a meta em 2012.

"O crescimento de 0,8% do PIB no segundo trimestre em relação ao primeiro, segundo os dados das Contas Nacionais divulgados hoje pelo IBGE, confirma que a economia brasileira se encontra em um ciclo sustentado de expansão, em ritmo mais condizente com o equilíbrio interno e externo e consistente com o cenário de convergência da inflação para a meta em 2012."

Tombini destaca, em nota oficial, que "a demanda doméstica continua sendo o grande suporte da economia, com o consumo das famílias registrando crescimento de 1,0%, em relação ao primeiro trimestre, desempenho que tem sido impulsionado pela expansão moderada do crédito às famílias, pela geração de empregos e de renda".

"A Formação Bruta de Capital Fixo, uma boa medida do investimento, cresceu 1,7% no segundo trimestre, em relação ao primeiro, indicando que o empresariado nacional permanece confiante nas perspectivas para a economia brasileira neste e nos próximos anos", conclui o presidente do Banco Central.

Alexandre Tombini não teceu nenhum comentário sobre a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de reduzir os juros básicos de 12,50% para 12% ao ano na última quarta-feira. A ata do Copom, que deve trazer mais detalhes, será divulgada na quinta-feira que vem.

Acompanhe tudo sobre:Alexandre TombiniEconomistasPersonalidades

Mais de Economia

Após mercado prever altas da Selic, Galípolo afirma que decisão será tomada 'reunião a reunião'

IBC-Br: prévia do PIB sobe 0,80% em setembro, acima do esperado

Após explosões na Praça dos Três Poderes, pacote de corte de gastos só será anunciado depois do G20

Governo avalia mudança na regra de reajuste do salário mínimo em pacote de revisão de gastos