Exame Logo

Testes comprovam potencial do campo de Iara, diz Petrobras

A Petrobras informou nesta terça-feira (8) que testes confirmaram o potencial do campo de Iara, no pré-sal da bacia de Santos, que está no mesmo bloco de Tupi, o BM-S-11, de acordo com comunicado. Em Iara, a Petrobras havia anunciado anteriormente ter encontrado entre 3 bilhões e 4 bilhões de barris de óleo equivalente. Tupi, […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 8 de dezembro de 2009 às 21h05.

A Petrobras informou nesta terça-feira (8) que testes confirmaram o potencial do campo de Iara, no pré-sal da bacia de Santos, que está no mesmo bloco de Tupi, o BM-S-11, de acordo com comunicado.

Em Iara, a Petrobras havia anunciado anteriormente ter encontrado entre 3 bilhões e 4 bilhões de barris de óleo equivalente. Tupi, o campo com maior potencial já conhecido do pré-sal, possui estimativa de reservas de 5 bilhões a 8 bilhões de óleo equivalente recuperáveis.

Veja também

"Os testes comprovaram o potencial exploratório da área através da produção de óleo leve, cerca de 28 graus API, e permitiram manter a estimativa de volume recuperável na área de Iara..., estimativa anunciada após a perfuração concluída em setembro de 2008", informou a Petrobras em nota.

A estatal comunicou ainda ter concluído os testes de formação no poço 1-BRSA-618-RJS, na área de Iara.

O poço testado está localizado em lâmina d'água de 2.230 metros, a cerca de 230 km da costa do Estado do Rio de Janeiro.

Mas a estatal observou também que, devido à necessidade de realocação de uma sonda, os testes em Iara não puderam ser totalmente concluídos, estando programada a perfuração de outro poço nessa área, o que deve ocorrer em 2010.

"O consórcio, formado pela Petrobras (65% - Operadora), BG Group (25%) e Galp (10%), dará continuidade às atividades exploratórias realizando os investimentos necessários para a avaliação da jazida de acordo com o Plano de Avaliação aprovado pela ANP (Agência Nacional de Petróleo)", acrescentou o comunicado.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame