Exame Logo

Superávit do agronegócio passa dos US$ 9 bi

A Confederação Nacional da Agricultura e da Pecuária (CNA) voltou a rever as estimativas de saldo comercial para o agronegócio brasileiro. A entidade projeta que a balança comercial do setor pode fechar o ano com superávit de 23,5 bilhões de dólares. O número fica próximo dos 24 bilhões projetados no início do ano, mas que […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h10.

A Confederação Nacional da Agricultura e da Pecuária (CNA) voltou a rever as estimativas de saldo comercial para o agronegócio brasileiro. A entidade projeta que a balança comercial do setor pode fechar o ano com superávit de 23,5 bilhões de dólares. O número fica próximo dos 24 bilhões projetados no início do ano, mas que depois, com a valorização do real frente ao dólar, foram revisados para 22,2 bilhões.

O agronegócio brasileiro apresentou superávit comercial de 9,13 bilhões de dólares entre janeiro e maio deste ano: uma expansão de 40,6% em relação aos cinco primeiros meses de 2002, quando o saldo positivo ficou em 6,10 bilhões de reais. O bom desempenho foi alcançado com uma alta nas vendas externas, pois as importações, basicamente de insumos, registraram uma queda.

Veja também

Nos cinco primeiros meses do ano, as exportações totalizaram 11 bilhões de dólares, uma alta de 39,2% em relação aos 7,9 bilhões de dólares contabilizados pelos embarques em igual período do ano passado. As importações, por sua vez, ficarem em 1,9 bilhão de dólares, uma queda de 5,2% em comparação ao 1,8 bilhão de dólares do ano passado.

O complexo soja permanece na liderança dos negócios. As vendas externas do setor totalizaram 2,82 bilhões de dólares entre janeiro e maio: 111,1% a mais que o total de 1,34 bilhão de dólares registrados em igual período do ano passado. Uma combinação de fatores favoreceu o complexo soja: as taxas de câmbio, a ampliação da produção em cerca de 20% e os bons preços no mercado internacional.

PIB em alta

O aumento das exportações é um dos fatores que devem impulsionar o agronegócio e vai contribuir para o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) do setor. Na avaliação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea/USP), o PIB da agropecuária brasileira poderá atingir 133 bilhões de reais em neste ano, um crescimento de 5,35% em relação ao ano passado, que foi de 125,79 reais no ano passado.

A agricultura tende a alcançar um resultado ainda melhor: alta de 9,22% atingindo um PIB na casa dos 79 bilhões de reais, impulsionada aumento da produção e pela melhora dos preços internacionais pagos pelos produtos. A expectativa de ambas entidades é de crescimento para toda a cadeia do setor. PIB do agronegócio brasileiro, que inclui segmentos como insumos e transportes, deverá atingir 440 bilhões de reais neste ano, um crescimento de 3,8% em relação aos 424,32 bilhões de reais registrados no ano passado.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame