Exame Logo

Sul da Ásia pode reduzir em dois terços a pobreza em uma década

Para isso, crescimento tem que ser acelerado e beneficiar a todos, aponta relatório do Banco Mundial

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h00.

O forte crescimento de países do sul da Ásia nos últimos meses pode reduzir drasticamente o nível de pobreza desses países, aponta relatório do Banco Mundial. "A expansão econômica da última década no Sul da Ásia levantou a possibilidade de extinção da pobreza", diz o economista-chefe do Banco Mundial para a região Sul da Ásia e um dos responsáveis pelo estudo.

Para isso, no entanto, a instituição aponta a necessidade de políticas que visem o aumento da produtividade, melhoria das condições de trabalho e distribuição de renda. Segundo o levantamento do Banco Mundial, apesar da forte expansão econômica, a desigualdade de renda tem se aprofundado, o que compromete o crescimento desses países no longo prazo.

Veja também

Se o crescimento econômico acelerar 10% ao ano até 2015, no entanto, será possível verificar percentual de pobreza de um dígito dentro de uma década. Isto significa que o número de povos que vivem na pobreza poderia cair dois terços em menos de dez anos. Para o Banco Mundial, este é um objetivo viável não só para o Sul da Ásia, mas também para o Leste. "Países do Sul da Ásia devem aspirar este objetivo e estimular os países do Leste da Ásia a obter um crescimento de 7% a 10%, o que poderia tirar da pobreza milhões de pessoas em poucos anos", destaca o Banco Mundial.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame