Economia

Redução do IPI não impede queda de 7,4% na venda de veículos

A redução de três pontos percentuais do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos não impediu que as vendas do setor recuassem 7,4% em novembro em relação a outubro. Em comparação com o mesmo período do ao passado, porém, houve um incremento de 5,7%. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (4/12) pela Associação Nacional dos […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h03.

A redução de três pontos percentuais do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos não impediu que as vendas do setor recuassem 7,4% em novembro em relação a outubro. Em comparação com o mesmo período do ao passado, porém, houve um incremento de 5,7%.

As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (4/12) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Em novembro, foram vendidas no mercado interno 130.305 unidades, contra 140.749 em outubro e 123.203 em novembro de 2002.

Na sexta-feira passada (28/11), o governo decidiu prorrogar a redução do IPI para os veículos até o final de fevereiro. Em contra-partida, as montadoras se comprometeram a não aumentar os preços até o final deste ano e a manter o nível de emprego até fevereiro. A redução do imposto foi implantada no início de agosto e estava prevista inicialmente para durar até o final de novembro.

No acumulado dos onze primeiros meses do ano, as vendas domésticas apresentam queda de 8,8% na comparação com 2002. Foram 1,25 milhão de veículos comercializados neste ano, contra 1,35 milhão no ano passado.

Já a produção de veículos no período cresceu 1,1%. O desempenho em novembro foi 0,4% inferior ao de outubro, mas 1,6% superior na comparação com novembro do ano passado.

Isso se explica pelo aumento das exportações, que neste ano acumulam alta de 32% sobre 2002. Em novembro, porém, as vendas externas recuaram 19,7% em relação a outubro e 3,9% na comparação com novembro de 2002.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Cartão de crédito para MEIs: Banco do Brasil lança produto sem cobrança de anuidade para clientes

Fim do Saque-aniversário do FGTS? Ministro vai enviar projeto ao Congresso para encerrar modalidade

Mercado eleva projeção do IPCA de 2024 pela 9ª semana

Acelerada pela Nvidia, Google — e agora Amazon —, startup quer inovar no crédito para PMEs