Economia

Serra empata com Ciro Gomes em 2º, diz Ibope

Não há mais diferença entre José Serra, do PSDB, e Ciro Gomes, da Frente Trabalhista, segundo pesquisa Ibope divulgada na noite desta terça-feira. Os dois candidatos estão empatados em segundo lugar com 17% das intenções de voto. Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, se mantém em primeiro com 35% da preferência do eleitorado. Anthony […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h25.

Não há mais diferença entre José Serra, do PSDB, e Ciro Gomes, da Frente Trabalhista, segundo pesquisa Ibope divulgada na noite desta terça-feira. Os dois candidatos estão empatados em segundo lugar com 17% das intenções de voto. Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, se mantém em primeiro com 35% da preferência do eleitorado. Anthony Garotinho, do PSB, aparece em quarto lugar com os mesmos 11% da pesquisa anterior.

Em uma semana, Ciro Gomes perdeu 4 pontos percentuais, passando de 21% para 17%. Serra apenas manteve o desempenho da semana anterior. Nas projeções para o segundo turno, Lula derrotaria todos os adversários: 48% a 38%, contra Ciro Gomes, 48% a 39%, diante de Serra, e 51% a 33%, na hipotética disputa contra Garotinho. O Ibope ouviu três mil pessoas em 202 municípios do país. A margem de erro da pesquisa é de 1,8 ponto percentual.

Os números do Ibope são muito próximos aos divulgados pelo Instituto Vox Populi na manhã desta terça-feira, embora não mostrem a mesma tendência. Pelo Vox Populi, Lula teria 36% dos votos, depois de subir dois pontos percentuais em uma semana. Ciro Gomes perdeu 5 pontos, passando de 25% para 20%, enquanto Serra ganhou 4 pontos, subindo de 15% para 19%. A pesquisa Ibope confirma a tendência de queda de Ciro, mas não aponta curvas de alta para Lula e para Serra, como ocorre com o Vox Populi.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Exclusivo: governo debate tributar importado “poluente” e coalização de país para mercado de carbono

Em carta a Haddad, Galípolo cita dólar, alimentos e quadro fiscal ao explicar inflação fora da meta

Em vídeo, Lula reforça que governo não vai taxar transferências via Pix

Potencial econômico da China é visto como forte por mais de 70% globalmente